Procon Estadual lança em março a campanha “Superendividamento Não”

28/02/2010 14:20

Entre os dias 1 e 5 de março, o Procon atenderá os consumidores que se consideram endividados

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon Estadual lança no mês de março a campanha “Superendividamento Não”. O assunto é preocupante devido ao crescente número de reclamações relacionadas a dívidas, registradas no órgão de defesa do consumidor.

O objetivo do Procon é traçar o perfil do consumidor mato-grossense endividado, além de realizar projetos voltados para esse público. No dia 15 de março, o Procon comemorará o Dia Mundial do Consumidor com um evento, na Praça Ipiranga, das 9h às 16h. O órgão de defesa do consumidor e mais de 50 parceiros, como o Detran, a Defensoria Pública, a Casa Civil, a Secretaria de Estado de Educação, o Tribunal Regional Eleitoral, entre outros, darão orientações e prestarão atendimento à população.

Durante o evento na praça, o Procon irá convidar os consumidores para palestras sobre como se prevenir do superendividamento, sobre orçamento doméstico e dicas para sair dessa situação. Também está programada uma palestra sobre práticas e cláusulas abusivas no sistema financeiro. As orientações serão dadas no auditório do Procon, localizada na sede do órgão, na Avenida do CPA.

Entre os dias primeiro e cinco de março, o Procon atenderá, em sua sede, no período matutino, os consumidores que se consideram endividados. Será aplicado um questionário para análise da situação desse consumidor, além do registro da sua reclamação. Para prestar atendimento sobre o assunto, os servidores do Procon terão treinamento.

Segundo a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, um dos motivos do superendividamento é a grande facilidade de acesso ao crédito. “Segundo estudos de especialistas em direito do consumidor, pessoas que parcelam dívidas já têm tendência ao superendividamento. Essas parcelas somadas no final do mês comprometem todo o salário do trabalhador”, explica.

Para outras informações, procure o Procon Estadual, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés. Os telefones do órgão são 151 e 3613 8500.

Outra opção de atendimento é a Carta Procon. Para utilizar esta ferramenta o consumidor deve imprimir o formulário para reclamação no site do Procon, www.procon.mt.gov.br, ou retirá-la nos postos de atendimento do órgão. Deve juntar a cópia do RG, do CPF, da fatura, do contrato ou qualquer documento que comprove a relação de consumo e protocolar na sede do órgão.

(Fonte: Secom)