Quinze mil pessoas e o governador Silval Barbosa participam do 6º Abrace o Rio Cuiabá

07/06/2010 10:14

A sexta edição do ‘Abrace o Rio Cuiabá’ realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso no domingo (06.06), um dia depois do Dia do Meio Ambiente, sobre a ponte Júlio Müller contou com a presença do governador do Estado. A mobilização foi criada como um grito de alerta em defesa do rio Cuiabá, por onde começa a história da Capital mato-grossense e é ainda um cartão postal para a Copa do Mundo 2014 que tem o município como uma das 12 cidades-sedes.

“Preservando o rio Cuiabá estamos preservando o nosso Pantanal”, declarou o governador Silval Barbosa que parabenizou a iniciativa. “Valeu a pena estar presente, fazendo este gesto”, completou ainda o chefe do Estado.

O ato idealizado pelo deputado Sérgio Ricardo, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais, é considerado o maior evento em prol do meio ambiente do Centro-Oeste brasileiro.

Neste ano, pelo menos 15 mil pessoas, a maioria crianças e jovens, participaram do ‘Abrace o Rio Cuiabá’. Dez mil a mais que na primeira edição, em 2004. O governador assinalou a necessidade de todos se conscientizarem, mas principalmente as crianças “que têm um papel muito importante na preservação do rio Cuiabá e assim preservar o Pantanal, que é um patrimônio mundial”.

O ‘Abrace o Rio Cuiabá’ envolveu a comunidade escolar de 117 escolas públicas e particulares de Cuiabá e Várzea Grande e ainda de Chapada dos Guimarães e Santo Antonio do Leverger, projetos sociais e organizações não governamentais (ONGs). São parceiros da iniciativa, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Guardas Municipais dos dois municípios, Cruz Vermelha e outras instituições de segurança.

CONSCIENTIZAÇÃO

A coordenadora adjunta do Projeto Social Bombeiros do Futuro, capitã BM Tarciana Nogueira Ramos, comentou que todos os anos os alunos participam do ato, desde 2006. “É um evento social importante para a formação cultural, que fortalece ainda mais o que aprendem no projeto. Enfatiza a importância do meio ambiente e de não poluir os rios”, declarou a capitã. O ‘Bombeiros do Futuro’ atende neste semestre cerca de 220 crianças e jovens.

“Este é um momento importante. Nenhum outro lugar no mundo tem três ecossistemas como Mato Grosso, e ainda temos o Araguaia”, ressaltou o deputado Sérgio Ricardo ao argumentar que conscientizar esta geração é importante, porque é quem conscientiza os adultos “em casa”. A mobilização já rendeu frutos como a recuperação da ponte e a reforma da Praça Luís Caetano de Albuquerque (Praça do Porto). Estima-se que 2,3 bilhões de litros de esgoto são jogados ‘in natura’ no rio Cuiabá.

Kylz Marielly Souza, 14 anos, aluna dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Altos da Serra, participou pela terceira vez do Abrace o Rio Cuiabá. Para ela, que já realiza atividades em prol do meio ambiente em seu bairro, “a mobilização é boa para conscientizar as pessoas na preservação do rio que fica inclusive mais bonito”. O clube trabalha a parte social e espiritual, além de atividades artesanais, com os adolescentes e pré-adolescentes assistidos.

O deputado Sérgio Ricardo revelou que vai realizar a mesma ação no rio Paraguai, em Cáceres; o Araguaia, em Barra do Garças; e o rio Vermelho em Rondonópolis, em 2011.

Tags:
Política