Governo Itinerante no 1º dia age pela segurança

12/06/2010 09:32

O governador Silval Barbosa (PMDB) lançou no dia 11/06  em Cáceres, o “Governo Itinerante”. A ação, que contemplou nesta fase aproximadamente 22 municípios da região, assegura a interiorização da gestão pública através da liderança do chefe do Executivo estadual. Candidato ao governo na aliança preliminar com o PR e o PT, ele implementa ainda uma marca sobre sua administração. O trabalho inédito em Mato Grosso tem o objetivo de garantir inovações como a resolução imediata de boa parte dos gargalos do Estado – checados in loco por ele e pela equipe do primeiro escalão governamental.

Após assumir a chefia do Estado, no dia 31 de março deste ano, Silval Barbosa deu início a um estudo sobre melhorias no âmbito dos “resultados” dos trabalhos. Pouco tempo depois, o governador encontrou uma fórmula para se aproximar da sociedade, para receber os pleitos e para apresentar respostas. Apesar da atuação reconhecida do ex-governador Blairo Maggi (PR) junto aos municípios, muitos prefeitos ainda reclamam de falta de atenção do Executivo estadual.

Pegando gancho na brecha, Silval ampliou o potencial dos “estradeiros” – lançados por Maggi em dois mandatos que visavam verificar através de caravanas ao interior os problemas pontuais de Mato Grosso.

Em cada município pólo escolhido para sediar a ação, é montada estrutura capaz de contemplar a recepção de políticos, prefeitos e representantes da sociedade civil organizada. Em cada ato, a previsão de trabalhos é de aproximadamente 12 horas seguidas.

Também existe determinação do governador de que os secretários se esforcem para apresentar resultados ágeis e até imediatos. Caso não seja possível, caberá aos gestores de pastas dar celeridade aos trabalhos no retorno à Capital. A participação do governador nos eventos também deverá ampliar seu potencial político visando às eleições deste ano.

Ontem, a área da Segurança Pública recebeu destaque. A implantação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs) foi debatida entre Silval e o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado. Eles deram posse a mais de 18 presidentes de Consegs de municípios da região Oeste do Estado.

O prefeito de pontes e Lacerda, Newton Miotto, integrante da comitiva de gestores públicos, elogiou a iniciativa. Ele também ressaltou a melhoria das ações nos municípios através da descentralização dos trabalhos.

Até o início de julho, Silval deverá liderar mais quatro eventos de interiorização das ações em municípios pólo. No domingo ele participa de ato de lançamento da rodovia MT-206, em Paranaíta e ainda da “Festa de Alho” e entrega de título de cidadania em Jauru.

Tags:
Política