Silval Barbosa assina termo de doação de área para futuro Parque de Exposição na abertura da 46ª Expoagro

02/07/2010 08:51

A 46ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso, a Expoagro, foi aberta oficialmente na quinta-feira (01.07), em Cuiabá, pelo governador Silval Barbosa, ao lado do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi,e do prefeito de Cuiabá, Chico Galindo. A assinatura do convênio entre o Governo do Estado, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Prefeitura de Cuiabá para construção do novo Parque de Exposição de Mato Grosso foi o marco da 46ª edição da Expoagro.

O Governo do Estado assinou o decreto declarando de utilidade pública uma área de 100 hectares localizada na Rodovia Palmiro Paes de Andrade (MT-456) que leva a Santo Antônio do Leverger, que será permutada com o atual Parque de Exposição, onde será construído o Park Fan Fifa, um dos legados da Copa do Mundo 2014 para Cuiabá. O ministro da Agricultura foi o convidado de honra desse evento. O governador Silval Barbosa aproveitou para agradecer o parceiro que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vem sendo sob a gestão de Wagner Rossi.

Em sua fala, o governador lembrou que Mato Grosso, campeão na pecuária, segundo produtor de grãos do País, mesmo com uma logística que deixa a desejar, devido a determinação dos produtores, só tem agradecimentos ao ministro e ao presidente Lula. Ao mesmo tempo pediu que o ministério seja também um parceiro na construção do novo Parque. “Se somos os primeiros na pecuária, o segundo produtor de grãos do País, e estamos trabalhando para a verticalização da nossa produção, melhorando a nossa logística, precisamos de um parque dessa grandeza para ser a vitrine dessa produção”, disse.

Pelo termo assinado o Governo do Estado vai desapropriar uma área localizada na margem da rodovia que demanda a Santo Antônio do Leverger, de 100 hectares e irá ceder em regime de comodato por 20 anos. A atual área do Parque de Exposição passa para o Estado e nela será construído o Park Fan Fifa, uma das exigências da Fifa para as sub-sedes da Copa do Mundo. Em 2015 o futuro Park Fan será transferido para a Prefeitura de Cuiabá sem nenhum ônus.

O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Mario Cândia, disse que o novo Parque de Exposição vai continuar se chamando Senador Jonas Pinheiro e sua mudança dos atuais 17 hectares para 100 hectares é uma prova do desenvolvimento do setor do agronegócio em Mato Grosso.

 Estiveram presentes na solenidade de abertura da Expoagro que segue até 11 de junho o prefeito de Vázea Grande, Murilo Domingos; os deputados federais Carlos Bezerra e Homero Pereira; o deputado estadual Adalto de Freitas (Daltinho); os secretários de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf; do Meio Ambiente, cel.PM. Alexander Maia; de Desenvolvimento Rural, Jilson Francisco da Silva; da Casa Civil, Eder de Moraes, entre outras autoridades.

Tags: