Etapa do ranking da raça Nelore acontece na 46ª Expoagro

09/07/2010 17:39

Das 27,3 milhões de cabeças de bovinos de Mato Grosso, quase 90% é da raça nelore. Um dado que justifica a realização de um ranking estadual, para eleger os melhores animais da raça. Além do maior rebanho do país, Mato Grosso também conta com um dos melhores planteis, quando o assunto é genética. Para o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT,  Gilberto Porcel, esse é o resultado de uma série de fatores. “É indiscutível o desenvolvimento da pecuária em Mato Grosso e isso é fruto de diversos fatores, como os investimentos e programas do governo estadual voltados para o setor e o empenho dos produtores em investir em tecnologia”.

Porcel ressalta que as instituições representativas do setor produtivo têm sido ouvidas pelo governo de Mato Grosso e “isso demonstra que existe uma preocupação em encontrar alternativas para os muitos problemas que o pecuarista enfrenta”. Como exemplo, ele cita a diminuição do ICMS para a saída do boi em pé do estado, principalmente nas regiões que enfrentam a fechamento de frigoríficos.

“Todo investimento do setor público e dos pecuaristas reflete sobremaneira no desenvolvimento da cadeia produtiva. A participação efetiva dos produtores nas exposições para o julgamento de seus animais demonstra que todo esse empenho tem retorno certo”, comentou o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat, Luciano Vacari. Ele ressalta que “eventos como este valorizam os animais que participam e provocam um melhoramento genético em todo rebanho, pois os investimentos são altos”.

Ranking Estadual da Raça Nelore

Esse ano o produtor tem que ter a somatória de seis exposições agropecuárias para disputar o Ranking de 2010. Ao todos são 22 exposições agropecuárias que realizam etapas de Ranking Estadual da Raça Nelores. Participam da etapa da 46ª Expoagro – Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso, 40 expositores com 366 animais.  Os julgamentos estão sendo realizados na Pista 01 do Parque de Exposições Jonas Pinheiro durante todo o dia de hoje (09) e amanhã (10) começam às 08 horas e seguem até amanhã às 12 horas, quando os julgamentos encerram. Os vencedores de todas as categorias serão conhecidos no mês de outubro.

Categorias em Julgamento

Campeão Bezerro- Reservado Campeão Bezerro; Campeã Bezerra- Reservada Campeã Bezerra; Campeão Júnior Menor- Reservado Campeão Júnior Menor; Campeã Novilha Menor- Reservada Campeã Novilha Menor; Campeão Júnior Maior- Reservado Campeão Júnior Maior; Campeã Novilha Maior- Reservada Campeã Novilha Maior- Campeão Touro Jovem- Reservado Campeão Touro Jovem; Campeã Fêmea Jovem- Reservada Campeã Fêmea Jovem; Campeão Sênior- Reservado Campeão Sênior;  Campeã Vaca Adulta- Reservada Campeã Vaca Adulta;  Campeão Conjunto Progênie de Pai- Reservado Campeão Conj. Progênie de Pai;  Campeão Conjunto Progênie de Mãe- Reservado Campeão Conj. Progênie de Mãe;  Campeão Baby – Reservado Campeão Baby;  Campeã Baby- Reservada Campeã Baby;  Campeã Matriz Modelo- Reservada Campeã Matriz Modelo;  Grande Campeão- Reservado Grande Campeão;  Grande Campeã- Reservada Grande Campeã; e  Melhor Criador- Melhor Expositor.

PROGRAMAÇÃO DA 46ª EXPOAGRO

09/07 – Sexta – feira

06h – Entrada dos animais para leilão.

08h – Julgamento da Raça Nelore e Nelore Mocho

19h – Término entrada de Animais

08h – Apresentação dos animais do 18º Leilão Elite do Cavalo Pantaneiro

         Local: Pista 02

20h – 18° Leilão Elite do Cavalo Pantaneiro

         Local: Centro de Eventos – Leiloeira: Programa Leilões

20h – Rodeio

Show – Amado Batista

10/07 – Sábado

06h – Entrada dos Animais de leilão e Cavalos Pantaneiro

08h – Provas Hípicas – Cavalo Pantaneiro

         Local: Thabata de Arruda Lasmar

19h – Término entrada de Animais: leilão e Cavalos Pantaneiro

20h – Leilão 1ª Comitiva Mula Baia

          Local: Tatersal Gilson Arruda – Leiloeira: Mato Grosso Leilões

20h – Rodeio

SHOW – Jorge & Mateus

11/07 – Domingo

Final do rodeio

Assessoria de Imprensa do Sindicato Rural de Cuiabá

Rosana Vargas

65 – 3623 0554

        9971 3959

Tags: