1º Prêmio IFMT de Inovação Tecnológica é apresentado aos participantes do curso em Elaboração de Projetos

10/07/2010 08:43

O 1º Prêmio IFMT de Inovação Tecnológica foi apresentado  no campus Bela Vista, aos servidores de todos os campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) participantes do curso em Elaboração de Projetos – Foco FINEP realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – CDT/UnB. O prêmio tem o objetivo de selecionar, incentivar e premiar projetos que desenvolvam produtos e ou processos inovadores para questões e necessidades da sociedade.

O prêmio tem o apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) que irá disponibilizar R$ 30 mil no financiamento de até 12 projetos de pesquisa. Serão financiados R$ 2,5 mil por projeto e as inscrições irão ocorrer até o dia 30 de agosto. O desenvolvimento do produto ou processo deve ocorrer de setembro a novembro de 2010.

Já a apresentação, julgamento e premiação farão parte da programação do 1º Workshop de Pesquisa e Inovação do IFMT que ocorrerá no período de 17 a 19 de novembro de 2010. A equipe que conquistar o 1º lugar – receberão três netbooks, o 2º lugar – três máquinas fotográficas e o 3º lugar – três palmtop.

O Reitor Pro Tempore do Instituto Federal de Mato Grosso, José Bispo Barbosa, destacou que o Instituto se preocupa com os três pilares da Educação, Profissional e Tecnológica: Ensino, Pesquisa e Extensão, no qual tem a missão de formar mão-de-obra qualificada para atender a sociedade.

José Bispo Barbosa parabenizou os servidores por estarem participando de uma capacitação na elaboração de projetos, exemplificando que já ocorreram situações do Instituto Federal de Mato Grosso não ter tido aprovado projetos por não terem sido bem elaborados. “Essa capacitação proporcionará servidores mais bem capacitados para captar recursos dos editais governamentais e do setor privado”, falou José Bispo Barbosa.

O diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFMT, Ademir Conte, disse no lançamento que o 1º Prêmio IFMT de Inovação Tecnológica é aberto aos pesquisadores do Instituto Federal, tanto docentes como técnicos-administrativos que possuem título de especialista, mestre ou doutor.

Ele destacou que o Programa de Iniciação Científica do IFMT (PROIC-IFMT) que recebeu 150 projetos, onde serão selecionadas 112 bolsas. O PROIC pretende incentivar as atividades de pesquisa, através da concessão de bolsas de pesquisa aos alunos do Instituto. Desta forma, além de contribuir para a aplicação do que preconiza o Estatuto do IFMT, o Programa faz cumprir uma das metas propostas no PDI que é “ampliar e melhorar a participação do discente na pesquisa”. Os recursos das bolsas são sustentados pelo próprio Instituto.

A vice-diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – CDT/UnB, professora mestre Ednalva Fernandes Costa Morais, que ministra o curso “Elaboração de Projetos – Foco Finep” elogiou a criação do edital para o 1º Prêmio IFMT de Inovação Tecnológica. “É fantástico, pois é uma forma de estimular e despertar nos alunos o interesse na pesquisa. 

O curso em Elaboração de projetos tem a participação de trinta servidores de todos os campi do IFMT, além de gerentes de incubadoras, gestores de projetos no Estado, colaboradores da Secitec/MT e empresários de empresas de base tecnológicas. O curso com 24 horas/aula é um convênio entre o IFMT e a Universidade de Brasília. A Pró-Reitoria da Pesquisa e Inovação do IFMT é a responsável pela execução do convênio, através do Núcleo de Inovação Tecnológica.

Tags: