Discussão sobre gestão pública marca encerramento do 2º Congresso de Vereadores

17/07/2010 10:09

O 2º Congresso dos Vereadores de Mato Grosso terminou ontem, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento foi realizado nos dias 15 e 16 julho com a finalidade de fortalecer a ação do vereador, capacitando-o para o desempenho de sua missão parlamentar por meio da discussão de temas de interesse dos seus mandatos, do conhecimento de alternativas e do cenário de desenvolvimento de sua região. O encontro foi promovido pela União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat).

Na oportunidade, o governador Silval Barbosa participou do encerramento do congresso e enfatizou o trabalho realizado pela Ucmmat. “Quem ganha com esse evento não são apenas os vereadores, mas sim o parlamento de cada município”, frisou.

Além disso, ele destacou que o encontro aproxima o governo do parlamento municipal. “Convocamos os vereadores para que eles sejam os verdadeiros fiscais do Estado em tudo aquilo que nós fazemos de obra no interior de Mato Grosso”, ressaltou Silval.

Atualmente em Mato Grosso 1.294 vereadores compõem as Câmaras Municipais, sendo que o vereador é agente público municipal mais próximo da população e deve representá-la e esforçar-se para que as políticas públicas aconteçam.

Segundo o vereador Josué Pereira Pinto, do município de União do Sul ( 719 km ao Norte de Cuiabá), o vereador é um interlocutor da comunidade nas suas demandas mais complexas. “É aquele que está mais próximo do povo atendendo e procurando resolver todas as questões. Nesse congresso, o vereador aprendeu ainda mais sobre a administração pública”, explica.

Portanto, o encontro foi uma oportunidade de discutir diversos assuntos relacionados à gestão pública, principalmente municipal.

Tags: