Internauta flagra ‘ovni’ nos céus de Cuiabá

26/08/2010 16:26

Um pássaro? Um avião? Ou um disco voador? Um internauta flagrou um objeto voador não identificado nos céus de Cuiabá. Ao tirar fotos da lua, o publicitário Marcus Paulo de Farias registrou um objeto estranho no céu. A fotografia foi tirada no fim da tarde do último domingo de um ponto na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.

“Eu estava fotografando o por-do-sol de um lado e a lua do outro. Na hora não vi nada. Só notei o objeto quando ‘baixei’ a foto da máquina fotográfica para o computador”, disse o publicitário. Ele disse que, ao observar o tal ovni na foto, imaginou que seria uma sujeira na lente da câmera. A suspeita foi descartada. “Na sequência das fotos, a tal sujeira não aparecia”.

Marcus Paulo afirma que não notou nada anormal no céu enquanto fotografava na tarde daquele domingo. Questionado sobre o que poderia ser o objeto que ele registrou, o publicitário preferiu não opinar. “Não sei o que é. Mas tem o formato de um disco”.

À luz da astronomia

A doutora em Astronomia Telma Couto da Silva, professora na UFMT, analisou as fotos. Ela disse que o objeto flagrado pela câmera não se trata de nenhum fenômeno astronômico. Telma explicou que observamos astros na esfera celeste quando eles têm luz própria – no caso de estrelas – ou porque eles brilham por refletirem a luz do Sol – no caso dos planetas. “Não temos como observar um objeto ‘escuro’ no céu”, frisou a professora.

Telma Couto explicou também que devido às condições climáticas em nossa região está difícil observar objetos celestes, a não ser aqueles mais brilhantes como a Lua, os planetas Vênus e Júpiter e as estrelas mais brilhantes. Sobre a fotografia, Telma avalia duas possibilidades: “Pode ser um defeito na câmera fotográfica ou uma montagem na foto”.

Tags: