SEC abre Diálogo Contemporâneo em artes visuais

27/08/2010 08:11

A abertura do Diálogo Contemporâneo, evento que propõe o debate acerca da produção artística em Mato Grosso e todo o País, foi na manhã desta quinta-feira (26.08), no Salão Nobre do Palácio da Instrução. Com o salão cheio, o evento contou com a presença de estudantes, professores, arquitetos, entre outros. Diversos artistas prestigiaram o evento, que também prestigiaram o lançamento do livro “Coleção Pensamento Crítico da Funarte – Aline Figueiredo”, organizado por Laudenir Antonio Gonçalves.

A mesa que marcou o inicio das discussões propostas pelo evento contou com a presença da produtora cultural Magna Domingos, a gerente de Acesso a Mercados do Sebrae/MT, Marta Torezam, representante do Sebrae, o pro-reitor de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso, Fabrício Carvalho, o secretário de Estado de Cultura, Oscemário Daltro e o artista e representante da Funarte, Neno Del Castillo.

Idealizadora do projeto, juntamente com o artista Gervane de Paula, Magna Domingos falou da satisfação em realizar o evento e da felicidade em ver o auditório cheio para se discutir artes visuais. O secretário Oscemário Daltro afirma que o Diálogo Contemporâneo é fruto de um sonho coletivo e resultado de muitas discussões.

O produtor e representante da Funarte, Neno Del Castillo afirma que ações como esta fortalecem o circuito da produção cultural, alerta sobre a atuação dos novos artistas no mercado e ressalta a importância de se trabalhar a arte juntamente com a educação.

Durante a ocasião, houve também a abertura do Pavilhão das Artes, ação da SEC que pretende fomentar o segmento das artes visuais com palestras, discussões e oficinas, estimulando a formação de novos artistas.

A programação continua no período vespertino com as palestras da Daniela Labra, curadora de arte (RJ), Eduardo Brandão, artista da galeria Vermelho (SP) e Nadja Peregrino, pesquisadora de fotografia (RJ).

Ainda na quinta-feira (26.08), às 20h, houve a abertura da exposição Quatro Faces, na Galeria de Arte da Secretaria de Estado de Cultura. A exposição conta com obras de quatro artistas que atuam em Mato Grosso, são eles Vitória Basaia, Benedito Nunes, Gervane de Paula e Jonas Barros.

Tags: