Hidrate seu corpo em dias secos

Você sabia que os alimentos que ingere chegam a fornecer cerca de 70% da água presente no seu organismo? Por isso, em tempos de seca, além de aumentar o consumo de água e de líquidos para evitar o mal-estar, é importante adotar uma dieta hidratante especial. Segundo Silvia J. Papini Berto, professora de nutrição da …

31/08/2010 08:10



Você sabia que os alimentos que ingere chegam a fornecer cerca de 70% da água presente no seu organismo? Por isso, em tempos de seca, além de aumentar o consumo de água e de líquidos para evitar o mal-estar, é importante adotar uma dieta hidratante especial.

Segundo Silvia J. Papini Berto, professora de nutrição da faculdade de medicina da Unesp (campus de Botucatu), os principais alimentos que devem fazer parte do cardápio enquanto a chuva não vem e a umidade relativa do ar permanece baixa, são os vegetais.

– É preciso consumi-los o mais natural possível. As frutas normalmente mais ricas em água são as de aspecto suculento, como a laranja, a melancia, o melão, o abacaxi, a maçã, a pera e a uva. Entre os legumes, o chuchu, a abóbora e a abobrinha também contêm bastante água em seu interior. Assim como as verduras em geral.

Outra dica da professora é tomar água de coco, que, além de refrescar, repõe sais minerais eliminados pelo organismo durante a transpiração.

Mas os vegetais não são os únicos aliados da saúde e do bem-estar em dias de baixa umidade relativa do ar, afirma a nutricionista Kátia Camonda Braz, do hospital paulistano Santa Catarina.

– Para combater o ressecamento da pele, por exemplo, uma boa pedida são os peixes e frutos do mar, que são fontes de substâncias antioxidantes e ajudam a evitar o envelhecimento das células.

Tão importante quanto intensificar o consumo de alimentos aliados da hidratação no cardápio é ficar longe do sal, das frituras, das bebidas alcoólicas e dos carboidratos, alertam as especialistas. Também não adianta tomar litros de água com gás, refrigerante e sucos industrializados, pois todos são fontes de sódio (o vilão presente no sal), avisa a professora Silvia.

– Sal e alimentos muito salgados aumentam a pressão arterial e a retenção de líquidos. Ervas aromáticas, alho e cebola são bons substitutos.

Diminua ainda o consumo de café e de chá preto, indica a nutricionista do Hospital Santa Catarina.

– A melhor opção, entre uma refeição e outra, são os sucos de frutas frescas. Pelo menos até a chuva voltar. No almoço e no jantar, o ideal é montar um prato bem colorido e fresquinho.