Começa nesta quinta-feira a Oficina de Prevenções para melhor idade

O Conselho Estadual do Idoso e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), realizam nesta quinta e sexta-feira (02 e 03.09), a Oficina Estadual de Prevenção de Osteoporose, Quedas e Fraturas em Pessoas Idosas. O evento acontece em período integral, com início às …

02/09/2010 12:00



O Conselho Estadual do Idoso e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), realizam nesta quinta e sexta-feira (02 e 03.09), a Oficina Estadual de Prevenção de Osteoporose, Quedas e Fraturas em Pessoas Idosas. O evento acontece em período integral, com início às 08h da manhã, no Salão Nobre do Palácio da Instrução – Centro de Cuiabá.

Para participar os interessados devem se cadastrar pessoalmente no local do evento ou pelo email of.quedas.mt@gmail.com e informar o nome, município, unidade de lotação e cargo. As vagas são limitadas e não há qualquer custo para participação. Tanto profissionais da área da saúde, como o público em geral podem participar da oficina.

Os temas debatidos no evento serão a prevenção de doenças e a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos. Diante do envelhecimento da população brasileira, a saúde do idoso é um assunto de importância social e a osteoporose um problema de saúde pública.

O evento contará com médicos e professores, e a participação de representantes do Ministério da Saúde, que irão mediar os debates do segundo dia da oficina. Serão apresentadas experiências de alguns municípios do Estado, sobre a saúde do idoso da sua cidade.

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelos telefones 3613-5740 ou 3613-5339.

PROGRAMAÇÃO:

02/09
08h – Credenciamento dos participantes
08h30 – Dinâmica de Apresentação
09h às 10h30 – Palestra com a Dra. Andrea Casaroto, Dr. Luiz Gustavo e Dra Janine sobre Envelhecimento Demográfico, Envelhecimento Humano: Senescência e Sensibilidade – Impactos do envelhecimento
14h – Palestra com Profa. Ms. Leila Sant’ana sobre a Importância da Saúde do Idoso na Atenção Básica
15h – Palestra com Profa. Leila Sant’ana sobre os Instrumentos de Avaliação, Banco de Dados, Intervenção e Meta.
16h – Experiências dos Municípios – Projeto Piloto de Sorriso, Rondonópolis e Canarana.
03/09
08h30 – Mesa de Abertura
09h – Palestra com representante da área Técnica de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde sobre a Política Nacional do Idoso
09h45 – Debate – Osteoporose: O que é e Qual o seu o impacto na Qualidade de Vida da Pessoa Idosa
10h45 – Debate – Osteoporose: Prevenção e Tratamento
11h30 – Debate – Instabilidade Postural e Quedas: Como Identificar e Intervir sobre o caso do Idoso de Risco na Atenção Básica
14h – Instruções para os trabalhos e divisão em grupos
14h15 – Discussões em grupo
15h30 – Plenária
16h30 – Debate
17h – Encerramento