Espetáculo Barão de Munchausen explora a imaginação

05/09/2010 11:34

O Barão de Munchausen reúne pessoas em sua sala a cada 100 anos para contar suas aventuras. Grande parte das pessoas adora ouvi-lo, o problema é que duvidam que as palavras sejam verdadeiras. É com este roteiro que a Companhia Arte Negus apresenta ao público cuiabano o espetáculo Caquilhos de Munchausen.

Inspirado na obra do escritor alemão Rudolf Erich Raspe, a apresentação é uma adaptação livre, que a Arte Negus contextualiza para referências brasileiras.

Além de “abrasilerar” uma história européia, a Companhia traz uma novidade. É a primeira vez que utilizam o teatro de máscaras e formas animadas somado ao jogo cênico do palhaço, trabalho costumeiro do grupo.

O Barão, um velho cansado, que usa a sala de sua própria casa para receber os seus convidados (neste caso, o público), ainda conta com uma divertida serviçal, a Russa, que dá o tom cômico à apresentação.

“Ela sempre está ao lado do Barão, ajudando e atrapalhando ao mesmo tempo. O problema é que também está cansada de escutar as histórias do patrão e se indaga para saber se as histórias são realidade ou invenção”, afirma Elaine Guarani, uma das componentes da Arte Negus.

Para Augusto Figliaggi, a indagação ao longo do espetáculo é seu motor. “Será que tudo o que ele diz é mentira mesmo? Será que não faz bem imaginar um pouco e apimentar cada um suas próprias histórias? Até quando faz bem sonhar? E não sonhar, faz bem?”, questiona.

“Toda história tem uma parte mentira, uma parte verdade. Todo contador que parte, deixa saudade”, completa Elaine.

Serviço

O que: Espetáculo “Caquilhos de Munchausen”

Quando: 05 de setembro – 18 horas

Onde: Salão Social do SESC Arsenal

Quanto: Um litro de leite longa vida

CLASSIFICAÇÃO LIVRE

Tags:
Cultura