Desfile reúne 45 mil; candidatos mantêm distância

08/09/2010 11:24

Mais de 45 mil pessoas assistiram ao desfile cívico-militar, em comemoração ao Dia da Independência, neste 7 de Setembro, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, com concentração na Praça das Bandeiras. As atenções estavam voltadas para a participação do governador Silval Barbosa (PMDB), que disputa a reeleição. No caso, ele participou como governador, e não como candidato.

Para não infringir a Lei Eleitoral, Silval sequer usou a palavra no evento. A participação da classe política também foi reduzida: ao lado do governador estavam somente dois candidatos, o deputado federal Carlos Abicalil (PT), que disputa o Senado, e o deputado estadual Alexandre César (PT), candidato à reeleição.

Questionado quanto os compromissos de governador e de candidato, Silval declarou que vem fazendo essa divisão, no seu cotidiano. “Assim que sair daqui, encerro a agenda de governador”, disse o governador, que na noite de ontem ainda participaria de dois comícios, em Jangada e em Acorizal, na Baixada Cuiabana.

Apesar da quantidade de pessoas no evento, que começou às 16 horas e seguiu até às 18h30, a presença de cabos eleitorais foi reduzida. A reportagem visualizou quatro equipes com placas e bandeiras, e outras duas, distribuindo informativos e panfletos.

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), que apóia a candidatura de Wilson Santos (PSDB) ao Governo, não compareceu ao evento. Ele enviou o secretário de Educação, Permínio Pinto, para representá-lo. A ausência de Galindo mostra que o desfile poderia ganhar conotação política e ele estaria no campo adversário. Nem Wilson, nem Mauro Mendes, também candidato ao Governo, deram as caras no evento.

Ao todo, quatro mil pessoas participaram do desfile, entre militares e alunos das escolas estaduais e municipal, além de várias entidades de assistência social, que contam com apoio da Polícia Militar e Bombeiro Militar.

O evento também contou com os três batalhões do Exército Brasileiro, com sede em Cuiabá – 13ª Brigada, 44º Batalhão de Infantaria Motorizada e 9º Batalhão de Construção e Engenharia -, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Gefron.

Tags: