Casas passam a ter mais valor após pavimentação em Cuiabá

10/09/2010 11:06

Desde junho deste ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), iniciou o trabalho de pavimentação asfáltica de 48 bairros de Cuiabá, que gera entre tantos benefícios a valorização imobiliária. O Jardim Gramado é um dos bairros que vive essa realidade. No local as obras são executadas pela empresa Silgran que recebeu um montante na ordem de mais de R$ 3 milhões, correspondentes ao recurso destinado para o lote um, no qual são realizados os serviços de pavimentação e drenagem em mais outros sete bairros.

O Jardim Gramado foi fundado há mais de 26 anos, onde vivem hoje 800 famílias, que correspondem a aproximadamente 3,2 mil pessoas. Para o presidente da Associação de Moradores Jardim Gramado, Laurindo Custódio Jorge, essas obras representam um avanço na estrutura do bairro que está em uma região abastecida de coleta de lixo, iluminação, rede de água e esgoto. “São serviços públicos como esses que valorizam os nossos imóveis. Agora com o asfalto, essas casas passam a ter mais valor de mercado”, enfatiza.

Para os moradores desses bairros, como o pedreiro Nilton Barato, que veio de São Paulo e reside na rua Copaíba, no Jardim Gramado, há quatro anos, além dos benefícios à saúde, essas obras valorizam seus imóveis. “Quando eu cheguei aqui, era minha filha quem morava na minha casa. E eu lembro de dizer à ela: Nossa você vive num buraco. Então, ela se mudou e quem vive no buraco hoje sou eu. Mas agora, com o asfalto a situação é outra e o valor do meu imóvel é bem maior”, diz o pedreiro.

A pavimentação é um serviço público que para o casal de aposentados, Maria Alves de Oliveira (71) e Francisco Luiz da Silva (83), trará outros benefícios além do financeiro. Moradores há 16 anos no bairro, desses 13 vividos na rua Copaiba, o casal conta que já padeceu muito com a ausência de asfalto. “Já sofri várias vezes com pneumonia e acabei tendo que gastar muito dinheiro para comprar medicamentos. Com o asfalto, teremos menos problemas de saúde, e assim menos gastos com remédios”, relata Francisco.

O engenheiro da Sinfra, Mauricio Neves, explica como foram escolhidas as ruas que são pavimentadas. “Os locais onde estão sendo feitas as obras são pontos considerados primordiais para a trafegabilidade do bairro. São pontos mais habitados e com maior número de fluxo de pessoas e veículos”.

Bairros do Lote 01 que totalizam uma extensão de 7,52 quilômetros: Jardim Gramado, Jardim Presidente II, Tijucal, Nova Esperança I, Renascer, Parque Ohara, Senhor dos Passos e Dr. Fábio.

Tags: