Agricultores familiares de doze municípios comemoram os 46 anos anos da Empaer

14/09/2010 15:26

Em comemoração aos 46 anos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), aconteceu nesta manhã de terça-feira (14.09), na Praça Alencastro, a 2ª Feira da Agricultura Familiar, com produtores rurais expondo e comercializando seus produtos. A área da pesquisa da Empaer mostrou o trabalho que é realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no melhoramento de cultivares, produção de trigo, flores tropicas, mudas de espécies nativas e outros. O evento é realizado em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Prefeitura de Cuiabá.

O presidente da Empaer, Enock Alves dos Santos, na abertura da feira, destacou a contribuição da extensão rural e da pesquisa para o desenvolvimento agrícola de Mato Grosso. Ele lembrou que as grandes culturas como a soja, milho, algodão e tantas outras foram semeadas no cerrado com o trabalho dos técnicos e pesquisadores da Empaer, bem como, no melhoramento genético das variedades tornando adaptável para o Estado. Parabenizou ainda todos os produtores e funcionários do órgão que são os responsáveis pelos 46 anos de existência e dedicação ao homem do campo. “Precisamos nos preparar para atender 140 mil agricultores familiares no Estado, fortalecendo a área da pesquisa e extensão”, disse Enock.

O diretor de operações da Empaer, Almir de Souza Ferro, ressaltou que a nova Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) garantiu recursos ao Plano Plurianual do Governo Federal no período de 2008/2012, na ordem de R$ 160 milhões para atender agricultores familiares e assentados da Reforma Agrária. Segundo ele, houve um aumento de recursos para custeio e investimento e para Mato Grosso já foram liberados R$ 400 mil para atender os quilombolas dos municípios de Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger. “A Extensão Rural e Agricultura Familiar estão vivendo o seu melhor momento e sendo assim, nós da Empaer também temos muito que comemorar no atendimento aos produtores rurais”, declarou Ferro.

Participaram da Feira os agricultores da Baixada Cuiabana e região de Rondonópolis, Barra do Bugres e Tangará da Serra. O diretor da Agricultura da Capital, Geraldo Donizeti Lúcio, relembrou que o ano passado apenas os produtores de Cuiabá participaram das comemorações, este ano mais de 11 municípios estiveram presentes. Conforme dados da prefeitura e do Instituto

Tags: