Três autuações no Estado

14/09/2010 10:15

Três produtores de soja de Mato Grosso foram autuados durante o período do vazio sanitário de 2010, que começou no dia 15 de junho e termina amanhã, dia 15. A legislação proíbe o plantio de soja durante esse período para evitar o surgimento e a propagação da ferrugem asiática da soja nas lavouras.

De acordo com informações do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea/MT), das três autuações duas foram por não cumprimento do prazo estipulado para a eliminação de plantas tigüeras nas lavouras, nos municípios de Paranatinga e União do Sul. A outra autuação foi registrada no município de Campos de Júlio, onde um produtor plantou 54 hectares de soja durante o período do vazio sanitário. A soja foi plantada no começo do mês e as sementes já estavam germinadas. O dono da área foi multado em R$ 3.56 mil e ainda foi obrigado a fazer a destruição da planta germinada. O nome das propriedades onde ocorreram as irregularidades não foram divulgados pelo Indea/MT.

O agrônomo Ronaldo Medeiros, fiscal agropecuário do Instituto, informou que este ano a situação “está mais tranqüila” do que outros anos devido ao longo período sem chuvas no Estado, mas alertou que as ações do órgão vão continuar até o final do prazo do vazio sanitário. Mais de 20 fiscais estão percorrendo as lavouras do Estado e observando o aparecimento de plantas tigüeras (brotos que nascem voluntariamente após a colheita de soja) e possível plantio antecipado. “Se a planta germinar antes do dia 15 o produtor será autuado e terá de destruir a lavoura”, adverte Medeiros.

No ano passado o Consórcio Antiferrugem constatou 624 ocorrências de ferrugem em Mato Grosso.

AUTORIZAÇÃO – Durante o período do vazio sanitário o plantio de soja só é permitido para pesquisa científica, com prévia autorização dos órgãos competentes. Este ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou o plantio de 250 hectares de soja em Mato Grosso, para fins de pesquisa científica. No total, 13 áreas de plantio foram autorizadas, localizando-se nos municípios de Sinop, Itiquira, Dom Aquino, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, todos com “ferrugem zero”.

Os plantios para fins de pesquisa também ficam sujeitos à fiscalização. “Caso as áreas não respeitem os padrões de conformidade (ferrugem zero), serão sumariamente destruídas pela fiscalização”, esclareceu.

O objetivo da pesquisa neste período de proibição de plantio é o melhoramento genético, avanço das variedades, avaliação de outras doenças da soja e multiplicação de sementes genéticas.

Os pesquisadores querem obter mais detalhes sobre a doença durante o período do vazio sanitário. “Se chegarmos à conclusão de que em determinada região a ferrugem fica viva por mais tempo ou plantas de tigüera morrem antes, poderemos passar informações mais precisas e orientar o produtor a fazer um melhor monitoramento da lavoura”.

Segundo a legislação, o controle das plantas voluntárias, conhecidas como tigüeras, deve ser feito através de processo químico ou mecânico, pois elas ficam propagando o fungo que provavelmente atingirá a próxima safra.

REDUÇÃO – A expectativa das autoridades sanitárias é de que o número de focos tenha uma redução em relação ao ano passado. “Temos notado que a adesão dos produtores [ao vazio sanitário] tem aumentando ano a ano e acho que isso pode refletir diretamente no resultado da safra”, afirmou Medeiros. Ele acredita que Mato Grosso terá um número menor de casos em função da menor ocorrência de chuvas.

Tags:
Economia