Homens também devem fazer exames no pré-natal

Não é só a mulher que deve fazer exames no período pré-natal. O Ministério da Saúde lançou ontem uma nova diretriz da Política Nacional de Saúde do Homem, alertando os futuros papais sobre a importância de, assim como suas companheiras grávida, fazerem exames médicos preventivos. O princípio do alerta feito pelo ministério é: o homem …

15/09/2010 02:26



Não é só a mulher que deve fazer exames no período pré-natal. O Ministério da Saúde lançou ontem uma nova diretriz da Política Nacional de Saúde do Homem, alertando os futuros papais sobre a importância de, assim como suas companheiras grávida, fazerem exames médicos preventivos. O princípio do alerta feito pelo ministério é: o homem precisa se cuidar para cuidar da sua família.

O ‘pré-natal masculino’ pretende trazer o pai para o serviço de saúde, além de estimular o vínculo afetivo entre ele, parceira e filho. Segundo o diretor do departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério, José Luiz Telles, a escolha do período gestacional da mulher foi proposital.

“Neste tempo o homem está mais sensível e até se dispõe a cuidar da saúde em prol do filho que vai nascer. A longo prazo isso pode estreitar os laços familiares, e ainda diminuir as ocorrências de violência doméstica”, afirma Telles.

Para o chefe do departamento de DST da regional Rio da Sociedade Brasileira de Urologia, João Luis Schiavini, o incentivo ao cuidado da saúde do homem é uma forma de cuidar também da saúde da família que vai crescer.

“É dever também do pai ter ciência de que, embora ele não esteja gerando o filho, há doenças como rubéola e as sexualmente transmissíveis que podem passar à parceira e, em seguida, ao bebê. Cuidar de si mesmo é cuidar precocemente da saúde do filho”, alerta.

Na rede municipal de saúde do Rio, a ideia vem sendo aplicada através do projeto Unidade de Saúde Parceira do Pai. Além de participar e aprender a lidar com o desafio da gestação das parceiras, o homem é convidado a agendar uma consulta médica, com o objetivo de checar como anda a sua saúde.

Exames dele
– Sangue – Na coleta de sangue, níveis de glicemia e colesterol são testados para verificar o risco de doenças, como as cardiovasculares e diabetes.

Pressão arterial
Nas consultas médicas que podem ser agendadas nas unidades de saúde, um dos exames é a aferição da pressão arterial, para estudar a possibilidade de problemas como hipertensão (pressão alta).

DSTs e Outras doenças infecciosas
Exames específicos detectam doenças sexualmente transmissíveis e infecciosas. Estas, se transmitidas ao bebê, podem provocar imunidade baixa, obstrução da faringe e problemas no desenvolvimento da criança.