MT antecipa vacinação contra meningite

22/09/2010 10:01

Os recentes casos de meningite surgidos em Jaciara (144 Km de Cuiabá) levaram a Secretaria de Estado de Saúde (SES) a antecipar o período de vacinação contra a doença em todo Mato Grosso para a segunda quinzena de outubro. A imunização, que seria posta em prática somente em maio de 2011, será voltada para o grupo de risco da doença – crianças com menos de dois anos de idade. O objetivo é combater a doença causada pelo meningococo tipo C.

O anúncio foi feito ontem(21/09)  pelo superintendente da Vigilância Epidemiológica do Estado, Oberdan Lira, que já contabiliza três casos de morte por doença meningocócica só no mês de setembro em Jaciara. As vítimas foram duas crianças – uma de nove meses e outra de nove anos – e uma idosa de 85 anos.

A doença que levou a idosa a óbito foi investigada e identificada como do subgrupo C, segundo Lira, mas os demais dois óbitos ainda não foram devidamente caracterizados. Por isso ele diz que ainda não é possível afirmar se há no município de Jaciara um surto de meningite. Para tanto, é necessário detectar pelo menos três casos do mesmo subgrupo.

Por enquanto, a suspeita é de que os casos tenham sido provocados pela passagem de alguém de fora da cidade, mas isso ainda será investigado (os trabalhos começaram ontem).

São levados em conta fatores como o local de moradia das vítimas. Já foi constatado que a criança de nove anos morta em Jaciara morava no mesmo bairro da idosa que também consta como vítima. Todas as pessoas do convívio ou que tiveram contato com as vítimas da doença na cidade foram imunizadas, segundo a SES.

As estatísticas da SES revelam que, fora os casos em Jaciara, outras dez mortes já foram registradas este ano em vários outros municípios do Estado em decorrência da meningite (considerando todos os tipos da doença). E, no total os óbitos ocorridos no Estado por meningite este ano, 13, são exatamente a metade do número de mortes da mesma natureza registrado em 2009. Em Jaciara, no ano passado não houve uma morte sequer por meningite.

Já o total de casos em Mato Grosso no ano passado foi de 214. Este ano, até a 38ª semana, foram 97 casos. A meningite consiste na infecção dos tecidos que envolvem o cérebro e a medula espinhal, as meninges. São várias as manifestações da doença, mas as mais graves são as meningocócicas e haemophilus. Lira explica que, para prevenção, são recomendadas as mesmas práticas higiênicas indicadas contra a proliferação de vírus como o da gripe. A transmissão ocorre por meio da saliva, como em tosses, conversas, beijos.

Tags: