Crise de oferta é inédita no Porto

25/09/2010 09:11

Outro produto que está em falta no Mercado do Porto é a banana da terra. Nos últimos dias, banana virou “mercadoria de luxo” entre os feirantes. “Não está chegando banana no mercado. Os fornecedores reduziram as entregas em mais de 80% na semana passada e agora praticamente não há mais produto em estoque”, diz o comerciante Jorge Antônio Lemos Júnior, com banca no Mercado do Porto há cinco anos. Ele diz nunca ter visto uma crise como esta. “A falta de chuvas realmente derrubou a produção de hortifruti.

Nilzabete Campos de Souza, proprietária da banca “Produtos Regionais”, também no Mercado do Porto, conta que a banana da terra está em falta há vários dias. “No ano passado cheguei a vender dois mil dedos de banana em uma semana. Hoje recebo no máximo 250, ainda assim de péssima qualidade”. Ele lembra que sua banca era uma das mais “sortidas” do mercado e chegou até a receber o apelido de “casinha da banana”. Hoje a banca praticamente está sem o produto. “Faltam também a bananinha [banana maçã], a manga e o caju, que não tem nem para remédio”, observa.

Ela diz que no ano passado, nesta mesma época, tinha cinco variedades de manga e sobrava caju. Nilzabete diz que esta é a pior crise que já enfrentou no Mercado do Porto. “Se não chover logo, não sabemos o que irá acontecer, pois a situação já é crítica. Não tenho estoque, estamos no limite e sobrevivendo da pouca produção que chega”.

Ela percebe que os fornecedores também “não estão dando conta de atender à demanda, que é cada vez mais crescente” no centro de abastecimento. “Hoje não estou nem com 20% do estoque normal de mercadorias e não temos perspectivas de quando a situação vai se normalizar”.

Tags: