Parceria realiza oficina e espetáculo de tango no Cine Teatro Cuiabá

26/09/2010 20:38

Depois de cinco semanas conhecendo os enlaces do apaixonante tango argentino, dez casais fazem na próxima quarta-feira (29.09), às 20h, no palco do Cine Teatro Cuiabá, o espetáculo de dança ‘Tango no Cinema’. A entrada para o espetáculo é um brinquedo novo ou em ótimo estado que será doado para a Associação Yvonne do Amaral.

Reunindo a projeção de vídeos sobre a arte de dançar e tradicionais composições como La Cumparsita e Libertango, a apresentação, segundo o dançarino e professor Rodinei Barbosa, é mais que uma simples apresentação, mostra também o desenvolvimento dos alunos. “O tango é uma dança viceral. Os alunos entenderam isto durante a oficina. Agora, nós queremos que eles tenham conhecimento do que é estar em um palco e apresentar-se para uma platéia como a do Cine Teatro. É por isso que o espetáculo Tango no Cinema é a realização por inteiro das várias horas em que eles estudaram esta dança”, descreve.

O espetáculo da próxima quarta-feira é resultado da conclusão da Oficina Tango no Cinema, realizada pela Cia de Dança Rodinei Barbosa em parceria com o Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH), de 20 de agosto a 18 de setembro, no Salão Artístico do Cine Teatro Cuiabá. Além da realização do espetáculo, a parceria entre as instituições também fará a doação dos brinquedos arrecadados para a Associação Yvonne do Amaral, localizada no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá. A associação que atende 80 crianças, de 03 a 07 anos, em sistema de contraturno da escola ou creche, desenvolve atividades complementares como reforço escolar, esportes e artes. Aos sábado, ainda é feito um trabalho extra de recreação e vivência comunitária com 150 crianças do bairro.

Para 2011, a parceria entre Cia. Rodinei Barbosa e IMTDH está com mais uma ação agendada. “Nós já estamos fechando o projeto da Oficina Tango no Cinema II que acontecerá em março do próximo ano. Gostamos da experiência e vamos dar continuidade à disseminação do tango em Cuiabá”, pontua Rodinei.

Os interessados podem fazer a troca do brinquedo novo ou em bom estado pelo ingresso na Bilheteria do Cine teatro Cuiabá, a partir de terça-feira (28.09), das 14h às 18h. Na quarta-feira, a bilheteria permanece aberta das 14h até 5 minutos antes de iniciar o espetáculo.

Rodinei Barbosa e Maria Rosa

Professores da Oficina Tango no Cinema, Rodinei Barbosa e Maria Rosa, fazem parte da Cia de Dança Rodinei Barbosa. Para conhecer melhor o tango argentino o casal passou o mês de janeiro em Buenos Aires, onde puderam estudar com alguns renomados maestros da Argentina, como Raul Bravo, Jorge Firpo, Roberto Reis, Hugo Daniel, Guilhermina Guiroga entre outros.

O tango é uma dança carregada de drama, paixão, sexualidade e agressividade, por esta razão, segundo Rodinei, a oficina trabalhou muito além dos passos básicos. “Com a oficina os alunos conheceram um estilo de dança a dois que proporciona a descoberta de novas sensações por meio da música e dos movimentos”, lembra.

Tags:
Cultura