Até quando comemorar o Dia das Crianças

27/09/2010 09:46

Se seu filho impõe o limite, nada melhor que um bom diálogo entre pais e filhos para decidir até quando a data pode ser festejada. Geralmente, os pequenos gostam de ganhar presentes neste dia até os 12 anos. Depois, eles ainda desejam ser presenteados, mas sem comemorar a data. Isso, porém, não é regra e depende muito da personalidade da criança.

O mais importante é ensinar aos filhos que o Dia das Crianças não está intimamente relacionado com presentes. E, sim, é um dia especial em que os pais se dispõem a brincar e a dedicar tempo e atenção aos baixinhos. O momento é uma excelente oportunidade para fortificar a união da família e reafirmar os valores e a amizade entre os membros. Esse contato ajuda a evitar problemas futuros e até mesmo comportamentos compulsivos na vida adulta. Portanto, data deve ser preparada com carinho e amor para que a criança não esqueça jamais.

E quando a criança pede um presente inapropriado para sua idade?

Como dizer não a um pedido inadequado do seu filho? O ideal é sempre falar a verdade. Se o presente não for recomendado para idade dele, explique isso claramente e diga que o brinquedo ficará para mais tarde. Caso o problema seja a falta de condições financeiras para comprá-lo, não faça dívidas apenas para agradar a criança. Essa é uma ótima oportunidade de ensiná-la a lidar com as frustrações e a criar uma relação de responsabilidade com o dinheiro. O importante é ser firme e direta em suas colocações. Assim:
. Ouça o desejo do seu filho e respeite os argumentos dele. 
. Diga que o compreende. Em seguida, explique os motivos pelos quais discorda do pedido. E nada de dar o braço a torcer, ok?
. Ao terminar, sugira opções de presente para que ele escolha.

Para aprender brincando
 Quem disse que diversão e conhecimento não podem caminhar juntos? De acordo com os especialistas em educação infantil, o melhor presente do mundo para dar a uma criança é aquele que concilia a brincadeira e o aprendizado. Existe parceria melhor que essa? Confira estas sugestões para presentear os pequenos no Dia das Crianças. Elas estimulam a fala, aperfeiçoam a coordenação motora e desenvolvem a socialização com os colegas

Tags: