Estátua do faraó Amenhotep é encontrada no sul do Egito

03/10/2010 02:03

Uma equipe de arqueólogos egípcios descobriu uma estátua do faraó Amenhotep III (1410-1372 a. C.) na cidade de Luxor, a 600 km ao sul de Cairo, segundo o ministro de Cultura do Egito, Farouk Hosny. Em comunicado divulgado pelo Conselho Supremo de Antiguidades (CSA), o ministro afirmou que a parte posterior de uma estátua dupla desse rei, esculpida em rocha, foi desenterrada próximo de seu templo, a oeste do rio Nilo.

A representação de Amenhotep, sentado sobre um trono ao lado do deus Amon, a principal divindade de Tebas, capital do Egito no Médio Império (1975-1640 a.C.) e no Novo Império (1539-1075 a.C.), fica onde atualmente se localiza a cidade de Luxor. A estátua, que mede 1,3 m de altura e 95 cm de largura, leva na cabeça uma coroa dupla que representava o norte e o sul do Egito e uma peruca.

O secretário-geral do CSA, Zahi Hawass, disse na nota que a peça “é uma das mais maravilhosas estátuas da realeza faraônica encontradas ultimamente pela precisão que mostra a escultura e os detalhes do rosto do Amenhotep III”. Hawass afirmou ainda que a descoberta dessa terceira estátua do rei na região aponta para a possibilidade de que existam mais delas na zona.

O comunicado afirma que as escavações prosseguem no local para desenterrar as outras partes da estátua, que podem ter 3 m de altura. Amenhotep III, que foi um dos mais importantes reis da dinastia XVIII, foi pai e avô dos faraós Akhenaton e Tutancâmon, respectivamente.