Petrobras desembolsa R$6,9 bi para completar cessão onerosa

09/10/2010 15:26

A Petrobras transferiu 6,99 bilhões de reais em dinheiro para a União para completar o pagamento das reservas de petróleo repassadas à companhia, a chamada cessão onerosa, já que os 67,8 bilhões de reais em títulos públicos recebidos na capitalização foram insuficientes para atingir o valor acordado com o governo de 74,8 bilhões de reais pelas áreas.

Do total de 115 bilhões de reais captados na oferta primária pública de ações da Petrobras –cuja liquidação ocorreu na quarta-feira– 67,8 bilhões de reais foram recebidos em forma de LFTs (Letras Financeiras do Tesouro), informou a estatal em um comunicado nesta quinta-feira.

O total arrecadado não inclui o lote suplementar, de cerca de 5 bilhões de reais, que poderá ou não ser exercido, podendo elevar a operação para 120 bilhões de reais.

O Conselho de Administração da companhia se reuniu na quarta-feira para homologar o valor das LFTs disponibilizadas pelos acionistas controlador e minoritários. O Conselho também aprovou o pagamento do valor adicional em dinheiro.

A Petrobras e a União fecharam no início do mês um acordo em que o governo cedeu reservas de até 5 bilhões de barris de óleo equivalente em áreas não licitadas no pré-sal da bacia de Santos.

A Petrobras se comprometeu a pagar 74,8 bilhões de reais pelos ativos, que reúnem sete blocos na mesma área, o que seria feito com as LFTs que receberia do governo pelas suas ações no processo de capitalização.

Como as LFTs não foram suficientes, a empresa terá que pagar em dinheiro o valor restante.

NOVO QUADRO ACIONÁRIO

Após a liquidação da oferta, o capital social da Petrobras passou de 85 bilhões de reais para cerca de 200 bilhões de reais, representado por 7,367 bilhões de ações ordinárias e 5,489 bilhões de ações preferenciais.

A composição acionária da Petrobras após a capitalização ficou distribuída da seguinte maneira:

* União Federal – 54,18 por cento do capital votante; 1,20 por cento de preferenciais; e 31,6 por cento do capital social;

*BNDESPar, braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – 2,35 por cento do capital votante; 24,4 por cento do capital preferencial e 11,8 por cento do capital social;

*BNDES – 3,05 por cento do capital votante e 1,7 por cento do capital social;

*Fundo Soberano – 4,67 por cento do capital votante; 2,94 por cento do capital preferencial e 3,9 por cento do capital social;

*Demais acionistas – 35,75 por cento do capital votante; 71,42 por cento do capital preferencial; e 51 por cento do capital social.

“Conforme previsto nos documentos informativos da oferta, os recursos da oferta seriam utilizados para o pagamento do Contrato de Cessão Onerosa e para o financiamento do Plano de Negócios da Companhia”, explicou a Petrobras em um comunicado.

Segundo a companhia, a transferência para a União do montante recebido em LFTs e mais um valor adicional de 6,991 bilhões de reais para completar o pagamento de 74,8 bilhões de reais pela cessão onerosa foi realizado na quarta-feira.

A Petrobras informou ainda que continua em período de silêncio até a publicação do anúncio de encerramento da oferta, o que pode ocorrer até 23 de outubro

Tags:
petrobras