Galindo já definiu novos secretários

26/10/2010 09:40

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), anuncia hoje pela manhã as mudanças no seu secretariado. Essa é a terceira vez, em duas semanas, que o petebista promete anunciar o novo staff. Dos 22 cargos de chefia, incluindo 19 secretarias e três autarquias – Sanecap, Cuiabá Prev e Agência de Habitação –, Galindo deve fazer 11 mudanças. Alguns dos novos membros do staff foram substituídos em solenidades discretas.

O chefe do Executivo optou por uma transição discreta, dispensando até mesmo solenidades de posse dos novos chefes das pastas. Nas últimas duas semanas, ele manteve reuniões nas secretarias, promovendo mudanças graduais. Ontem, alguns remanejamentos foram feitos.

O ex-secretário de Governo Moisés Dias da Silva assumiu o comando da Secretaria Extraordinária da Copatur em substituição a Pedro Sinohara. O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Lamartine Godoy, deixou a Pasta depois de seis meses para assumir a secretaria de Governo.

Homem de confiança de Galindo, Godoy terá a missão de articular o planejamento estratégico das pastas, verificando os indicadores econômicos e cobrando o cumprimento de metas. O cargo de essência política ganha um perfil técnico. Ciente do remanejamento, Lamartine Godoy trabalhava em conjunto com Carla Regina Lavrati desde a semana passada. A especialista em gestão de negócios que já atuou no grupo JBS e na Sadia é a nova secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Embora haja expectativa de que Carlão Nascimento (PSDB) volte a comandar a secretaria de Educação no lugar do atual secretário Permínio Pinto, Chico Galindo confirmou que não fará mudanças na Pasta.

Na semana passada, o prefeito também confirmou que seu ex-assessor e atual chefe do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU), Silvio Fidélis, será o próximo titular da Secretaria de Assistência Social, atualmente ocupada por Jáder Moraes. A esposa do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), a arquiteta Adriana Bussiki, deve retornar ao IPDU.

A indefinição continua na Agência Municipal de Habitação. O presidente da Câmara de Cuiabá, Deucimar Silva (PP), recomendou ao prefeito a substituição de João Emanuel Lima por Jáder Moraes. A tendência, no entanto, é que João Emanuel continue no cargo.

Na semana passada, a primeira mudança no staff de Galindo ocorreu com a posse do vereador Paulo Borges (PSDB) na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe) em substituição a Euclides dos Santos. O segundo suplente do PSDB, Thiago Nunes, passou a ocupar a vaga do novo secretário no parlamento. O primeiro suplente, Roosevelt Coelho, já ocupa a cadeira do vereador Edivá Alves, licenciado para comandar a Secretaria de Transportes Urbanos (SMTU). Edivá é outro nome que deve ser mantido na gestão Galindo.

Com a posse de Paulo Borges, o vereador Júlio Pinheiro (PTB) assume a incumbência de líder do prefeito na Câmara até o final do ano, já que em 2011 será o novo presidente da Casa.

Tags:
Política