CPI da Saúde fará visita ao Hospital Júlio Müller

27/10/2010 18:11

Nesta quinta-feira (28), às 14:30 horas, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da AL-MT fará a segunda visita técnica ao Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM). No início do ano, em janeiro, a comissão já havia visitado a unidade hospitalar.O presidente da CPI, deputado Sérgio Ricardo (PR), explica que “a vistoria vai ocorrer devido a uma solicitação do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Mato Grosso (SINTUF-MT). A categoria retornou às suas atividades após 17 dias em greve e demonstra preocupação com a situação precária do hospital”.
“Precisamos unir forças: União, estado e município para recuperar o hospital universitário, que é muito importante para a rede pública de saúde. Há tempos já temos reivindicado a ampliação da contratação de serviços do hospital pela prefeitura de Cuiabá, que detém a gestão plena da saúde pública na Região Metropolitana, e pelo governo do Estado para viabilizar financeiramente a instituição. Agora avaliaremos a questão da estrutura física, equipamentos e condições de trabalho dos servidores,” ressaltou Sérgio.

Segundo o sindicato, o HUJM vem enfrentando inúmeros problemas e de forma recorrente, como a caldeira que apresenta vários vazamentos e ferrugens e sem condições de reparos, e ainda com perigo de explosão. A falta de tratamento no esgoto sanitário e as várias infiltrações em sua estrutura, também são questões que merecem atenção especial.

Conforme a Coordenadora Geral do Sintuf, Ana Bernadete Nascimento, as condições de trabalho são preocupantes, por isso recorremos a CPI da Saúde. “Sabemos que o hospital não possui dotação orçamentária para fazer os reparos necessários, e através da CPI e com o apoio dos parlamentares estaduais e federais, acreditamos que ficará mais fácil angariar recursos para que o HUJM saia da crise”, afirmou.

Técnicos do Conselho Estadual de Saúde (CES-MT) também participarão da vistoria no hospital universitário a pedido do diretor superintendente Elias Nogueira.

Mais informações:
Assessoria da 1ª Secretaria
(65) 3313-6507/ 8442-5257/ 9986-2526

Tags:
saúde