“Saberei honrar o legado de Lula”, diz Dilma emocionada

01/11/2010 09:39

A presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff (PT), se emocionou neste domingo, durante o primeiro pronunciamento oficial, ao se referir ao apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Baterei muito a sua porta e tenho certeza e confiança de que estará sempre aberta. Saberei honrar o seu legado”, garantiu a petista.

Dilma confirmou matematicamente sua vitória pouco mais de uma hora após o fim da votação em todo o Brasil, somando 55% dos votos, enquanto José Serra (PSDB) teve 44%. O índice de abstenção foi de 21%.

“Sei que distância de um cargo nada significa para um homem de tamanha grandeza e generosidade”, acrescentou, lembrando da trajetória do presidente Lula como chefe de Estado.

Na referência a Lula, ela foi cortada pelos gritos de “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula…”. Dilma lacrimejou. “Conviver durante todos esses anos com ele me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e sua gente”.

MÃO ESTENDIDA

A presidente eleita foi recebida com o Hino Nacional no auditório do hotel Naoum, em Brasilía. Dilma chegou ao auditório acompanhada dos ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu – em seguida, subiram ao palco os coordenadores de sua campanha, José Eduardo Dutra e José Eduardo Cardozo, além do vice Michel Temer, do ex-presidente José Sarney e dos governadores Tarso Genro, Renato Casagrande, Eduardo Campos e Cid Gomes.

Num discurso conciliatório, Dilma “estendeu” sua mão aos opositores e aos eleitores que não votaram nela. “Estendo minha mão a eles. De minha parte não haverá discriminação, privilégios ou compadrios. A partir de minha posse, serei presidente de todos os brasileiros e brasileiras”.

O candidato derrotado, José Serra, telefonou para Dilma durante o pronunciamento, segundo José Eduardo Cardoso, coordenador jurídico da campanha petista. Dilma recebeu um bilhete de Palocci, informando-a.
“Para mim, é uma noite completamente especial. Queria me dirigir a todos os brasileiros e brasileiras, os meus amigos e as amigas do Brasil. Recebi de milhões de brasileiros e brasileiras talvez a missão mais importante da minha vida. Além da minha pessoa, é uma demonstração do avanço democrático do Brasil, porque pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil”, afirmou.

“Vou honrar as mulheres brasileiras para que esse fato hoje inédito se transforme em uma fenômeno natural”, prosseguiu. “Reconheço… Eu e meu vice Michel Temer, hoje eleito, reconhecemos que teremos um duro trabalho para qualificar o nosso desenvolvimento econômico.

“Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, enquanto houver pessoas na rua, enquanto reinar o crack e as cracolândias. A erradicação da miséria nos próximos anos é uma meta que eu assumo, mas peço humildimente o apoio de todos”, disse Dilma.

De acordo com a presidente eleita, o que mais lhe deu esperança foi a capacidade do povo brasileiro de agarrar uma oportunidade, por menor que seja, e com ela construir um futuro melhor. “É incrível a capacidade de empreender do nosso povo”, concluiu.

Tags: