Tecnologia transforma casca de arroz em lenha

03/11/2010 09:40

A briquetagem é uma forma ecológica de aproveitamento de resíduos agrícolas. O processo consiste em jogar os passivos como casca de arroz, palha de cana, caroço de açaí ou casca de café em uma briquetadeira que faz a compactação das partículas dos materiais e produz pequenos tijolinhos de biomassa como se fossem lenhas. Estes tijolinhos são ótimos para queima de energia e podem ser usados em fornos à lenha de restaurantes e pizzarias ou em caldeiras industriais. Com os briquetes, em vez de ter um resíduo, o produtor lucra com a venda de mais um produto e beneficia o meio ambiente. 

O produtor quer aumentar o rendimento da sua propriedade. Se ele tem a produção de arroz ele vai ter também a produção da casca de arroz, que muitas vezes é um passível ambiental em que o produtor precisa pagar para alguém levar aquele material para algum outro lugar como aterro e que pode causar problemas ambientais. A compactação da casca agrega valor ao material. É um processo em que você pega um resíduo que ia ser descartado e transforma ele em uma matéria-prima, que será vendida. Além do produto que ele está acostumado a produzir, como o arroz, ele pode também produzir os briquetes de casca de arroz e vender isso no mercado como para pizzarias que têm forno à lenha. Ele aumenta o seu rendimento e diminui a pressão sobre o meio ambiente. Ele é duplamente benéfico. O que a gente propõe é que todas as culturas agrícolas tenham um rendimento com maior eficiência e maior lucratividade. Isso vai fazer muito bem para o Brasil, que é um grande produtor agrícola — explica o engenheiro químico José Dílcio Rocha, pesquisador da Embrapa Agroenergia.

Para fazer a briquetagem, os produtores precisam de uma máquina específica que é a briquetadeira. Ela é uma máquina de fácil manuseio, segundo o pesquisador, mas não é barata. O que o agricultor deve fazer é se organizar e se associar a cooperativas ou aos vizinhos para comprar o equipamento que vai dar um grande retorno lucrativo. O processo é simples: o produtor joga o resíduo na briquetadeira e imediatamente sai o briquete pronto para ser usado. Essa tecnologia já está disponível em várias regiões do Brasil e é possível optar entre algumas empresas que vendem a máquina.