No Rio, homem mais alto do mundo diz estar à procura de uma namorada

18/11/2010 13:11

No Rio de Janeiro para divulgar o lançamento da edição 2011 do Guinness Book, o homem mais alto do mundo (segundo o livro dos recordes) disse estar à procura de uma namorada. Durante coletiva de imprensa em um hotel na Zona Sul da cidade, na manhã desta quinta-feira (18), o turco Sultan Kosen, que mede 2,465 metros, falou sobre desejos comuns a qualquer pessoa de tamanho mediano.

“Eu gostaria de encontrar boas roupas que caibam em mim. Já comprei um terno sob medida, e pelo menos um sonho já virou realidade: tenho uma calça jeans feita especialmente para mim”, contou o gigante de 28 anos. “E, a quem interessar possa, eu estou em busca de uma namorada”, acrescentou, sorrindo.

A causa do crescimento exagerado de Sultan foi um tumor benigno na glândula pituitária, também conhecida como hipófise, e que, entre outras funções, é responsável pela regulação do hormônio do crescimento. Uma das reações ao tumor é a produção exagerada do hormônio. Somente em 2007, aos 24 anos e com quase 2,50 metros, o turco parou de crescer após uma intervenção médica.

Um dos momentos mais inusitados da coletiva, foi quando Sultan posou para fotos ao lado da assistente de marketing Vanessa Egues. “Eu já sou chamada de baixinha, mas, ao lado dele, me senti uma criança de 5 anos”, contou ela, que aos 24 anos, mede 1,52 metro, quase um metro a menos do que o gigante turco.

Maiores pés e mãos
De acordo com informações do Guinness Book, Sultan é a primeira pessoa a exceder os 2,438 metros em 20 anos, e a 11ª pessoa a superar essa marca.

Uma das maiores dificuldades de ter esse tamanho todo, segundo Sultan, é encontrar roupas e sapatos. Os pés, com 36,5 centímetros – os maiores pés de uma pessoa viva segundo o Guinness – exigem sapatos extragrandes feitos a mão.

Ainda segundo o Guinness, Sultan também tem as maiores mãos de uma pessoa viva, com 27,5 centímetros do pulso à ponta do dedo médio