Prefeitura e Secretaria da Cultura reinauguram Museu do Rio

18/11/2010 09:26

A Prefeitura Municipal de Cuiabá, juntamente com a Secretaria da Cultura, convidam a todos para participarem da cerimônia de reinauguração do Museu do Rio, Hid Alfredo Scaff.

 O evento será realizado hoje (18), às 18h, e contará com a presença de autoridades municipais e estaduais.

 
O evento contará com a apresentação do harpista, Jorge Abe que fará uma bela apresentação com harpa, tocando o Hino Nacional. As atrações culturais do evento ficam por conta do grupo de siriri Raízes Cuiabana, e o Coral Independente da Melhor Idade, Mestre Albertino.
 

 Durante a solenidade, serão entregues os prêmios aos alunos vencedores da primeira Olimpíada Cultural Cuiabana, bem como as escolas que eles representam. No total, 16 alunos receberão os prêmios como notebooks, computadores de mesa, máquinas digitais.
 

 O secretário da Cultura de Cuiabá, Sérgio Cintra informou que o objetivo da reforma é promover mecanismo de incentivos a população para conhecer o Museu do Rio. Sérgio Cintra destacou que após a reforma, a Secretaria possui planejamentos para ocupar o espaço com eventos culturais, musicais, exposições e oficinas permanentes.
 

 A primeira programação com o Museu já reformado é o Dia da Consciência Negra “Zumbi dos Palmares”. A Secretária da Cultura programou dois dias (19 e 20) de eventos especialmente dedicados à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade. Documentário, palestras, oficinas de penteado afro, dança de capoeira, exposições fotográficas, jogo de búzio, oficina de bonecas negras, amarração de tecidos, além de atrações musicais farão parte dos dois dias de evento.
 

 O Museu do Rio Cuiabá foi construído em 1899, e tombado pelo Governo do Estado em 1983. Na época funcionava o Mercado do Peixe, sendo o principal comércio da Capital. Em 1999 foi recuperado pela Prefeitura de Cuiabá.

Tags:
Cultura