Alho previne a pressão alta

De gosto e cheiro intensos, o tempero transforma qualquer prato numa saborosa e saudável refeição. Ele contém vitaminas A, B2, B6 e C, aminoácidos, sais minerais, antibióticos naturais e agentes anticoagulantes. Com esta lista de fazer inveja a outas hortaliças, seu consumo traz ao organismo boa parte do que ele precisa para controlar a pressão …

25/11/2010 13:07



De gosto e cheiro intensos, o tempero transforma qualquer prato numa saborosa e saudável refeição. Ele contém vitaminas A, B2, B6 e C, aminoácidos, sais minerais, antibióticos naturais e agentes anticoagulantes. Com esta lista de fazer inveja a outas hortaliças, seu consumo traz ao organismo boa parte do que ele precisa para controlar a pressão arterial e o colesterol, evitar infarto, prevenir o câncer e problemas cardíacos. É ou não um tempero poderoso?

 9 benefícios medicinais

Problemas renais: o alho ajuda a pôr para fora as toxinas do corpo, eliminando o excesso de líquido, sódio e potássio.

Prevenção ao câncer: suas substâncias reduzem os radicais livres e previnem tumores. Assim, as chances de ter câncer de estômago e reto são 30% menores entre os fãs do alho.

Estresse: o tempero aumenta a resistência imunológica, diminui a ansiedade e o cansaço.

Alergias e problemas respiratórios: seu efeito purificador alivia os sintomas da febre, alergia, gripe e crises de asma.

Infecções: suas propriedades antibacterianas são eficazes contra bactérias, fungos, germes e parasitas.

Pressão alta: o consumo moderado ajuda a reduzir a pressão sanguínea.

Diabetes: a hortaliça reduz os níveis de açúcar no sangue.

Problemas cardíacos: seus compostos melhoram a saúde cardiovascular e previnem doenças coronárias e circulatórias, além de reduzir a taxa de colesterol e prevenir a arterioesclerose.

Herpes: suas funções antivirais são eficazes no tratamento do vírus.

  Como consumir

 Apesar de tantos pontos positivos, o idela é consumir com moderação. Doses elevadas podem provocar cólica, vômito, dores de cabeça e de barriga. Um dente de alho por dia é a medida exata para esbanjar saúde!

 Prefira comê-lo cru, descascado e amassado, junto com a comida (o alho frito perde a maioria de suas propriedades benéficas), ou tome um chá antes de dormir (em 1 xícara de água acrescente 1 dente de alho amassado. Adoce com mel, coe, espere 5 minutos e beba).

 Receitinhas caseiras

 Para tratar infecções em geral

 Amasse 2 dentes de alho e adicione 1 xícara (chá) de água quente. Espere esfriar e beba. Faça isso três vezes ao dia. Alguns componentes da hortaliça ajuda a matar vários tipos de micróbios.

 Para combater  vermes

 Amasse 1 dente de alho junto com 3 folhas de hortelã. Adicione 1 xícara (café) de água e coe em um pano, esprremendo bem. Tome 1 colher (sopa) de manhã, em jejum, e outra à noite. Para crianças, dê 1 colher de sobremesa.