Censo é concluído e revela que Capital possui 550 mil habitantes

28/11/2010 11:41

A quantidade de residências em Cuiabá cresceu em pelo menos 27,4 mil unidades e a Capital já conta com uma população estimada de 550 mil habitantes. Os dados são do Censo 2010, apresentados ao prefeito Chico Galindo (PTB),  pelo chefe do IBGE de Mato Grosso, Delvaldo Benedito de Souza. De acordo com ele, 220.712 casas receberam a visita dos recenseadores e os dados das entrevistas foram computados pela Comissão Municipal de Geografia e Estatística.

   Delvaldo explicou que antes de entrevistar os moradores da Capital, o IBGE fez uma pré-coleta, reponsável por revelar os setores em que a cidade foi dividida. Apenas o setor rural não participou da prévia. “Isso auxiliou o recenseador na sua tarefa, pois não é possível iniciar um questionário sem que tenha uma identificação precisa da situação do município como um todo”, afirmou.

   Ao todo, 530 mil habitantes foram encontrados, a estimativa total da população é maior porque em muitas casas ninguém foi encontrado. Para esses casos o instituto acrescentou a média de moradores por residência constatada na Capital. O trabalho contou com a colaboração de servidores municipais, além da estrutura física da prefeitura. O prefeito se colocou à disposição do IBGE para o que mais for necessário. “Esse trabalho conta bastante para podermos traçar plataformas de benefício coletivo à população. É um raio-x transparente das reais necessidades do município”, concluiu.

Tags: