Aparecimento da Soja Louca II não está confirmado em MT

04/12/2010 09:03

A incidência da Soja Louca II na safra de soja 2010/2011 ainda não foi confirmada em Mato Grosso. Amostras foram coletadas em Sinop, Vera e Cláudia e enviadas para análise no laboratório da Embrapa Goiânia (GO). Somente após a liberação dos laudos haverá confirmação ou não da presença da anomalia nas lavouras do estado. O que existe, até o momento, são apenas indícios do distúrbio e por isso está sendo feito o procedimento de coleta de amostras que são enviadas para análise em laboratórios credenciados.

Em julho deste ano, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Instituições de Pesquisa, de Universidades e engenheiros agrônomos da Aprosoja e de empresas parceiras formaram um Grupo de Trabalho para estudar e realizar ações de combate a Soja Louca II.

A anomalia ocorre quando a planta não amadurece e registra alto índice de abortamento de flores e vagens. O distúrbio na soja ainda é de causa desconhecida. Na última safra o grau de severidade da Soja Louca II foi localizado em alguns municípios da região Norte de Mato Grosso, onde também trouxe prejuízos econômicos.