Você conhece o Pronaf?

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) destina-se ao apoio financeiro das atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor e de sua família. Os créditos de investimentos são concedidos mediante apresentação de projeto técnico, que pode ser substituído, a critério da instituição financeira (Banco Central do …

08/12/2010 17:47



O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) destina-se ao apoio financeiro das atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor e de sua família. Os créditos de investimentos são concedidos mediante apresentação de projeto técnico, que pode ser substituído, a critério da instituição financeira (Banco Central do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia), por uma proposta simplificada de crédito.

O crédito é vertido para projetos que envolvam técnicas simples e bem assimiladas pelos agricultores ou para ampliação de investimentos já iniciados. O dinheiro é restrito para compra de itens relacionados com a atividade exercida, como para o financiamento a aquisição de equipamentos e programas de informática que aperfeiçoam a gestão do empreendimento rural ou das unidades agroindustriais.

O Pronaf está subdividido nas seguintes categorias:

– Pronaf – Agroindústria
– Pronaf – Floresta
– Pronaf – Semi-Árido
– Pronaf – Mulher
– Pronaf – Jovem
– Pronaf – Custeio e Comercialização de Agroindústrias Familiares
– Pronaf – Cotas – Partes
– Pronaf – Microcrédito Produtivo Rural
– Pronaf – Agroecologia
– Pronaf – PGPAF
– Pronaf – Eco
– Pronaf – PNCF e PNRA
– Pronaf – Mais Alimentos