Meteorologia prevê temporais em grande parte do país

13/12/2010 08:56

Áreas de instabilidade e a associação de calor e umidade do ar devem causar chuva em grande parte do país, nesta segunda-feira (13). De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), as pancadas poderão ser localmente fortes.

“Há possibilidade de temporais em grande parte do país, ou seja, pancadas fortes de chuva associadas a ventos intensos e descargas elétricas, em pontos localizados”, diz ao G1 a meteorologista Caroline Vidal, do Cptec/Inpe.

Há menos chance de chuvas na faixa leste do Nordeste, nordeste do Pará e sudeste do Amapá, centro-norte do Maranhão e no Rio de Janeiro.

O sol aparece entre poucas nuvens no oeste e centro-sul do Rio Grande do Sul, norte do Ceará e noroeste do Rio Grande do Norte.

Sul

Em grande parte da região, a segunda-feira será de sol com variação de nuvens, e possibilidade de pancadas de chuva. No centro-oeste do Rio Grande do Sul, a previsão é de predomínio de sol.

Sudeste

Nesta segunda, em toda a região, o sol deve aparecer com variação de nuvens e podem ocorrer pancadas de chuva.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a previsão também é de sol entre nuvens e pancadas de chuva, nesta segunda.

Norte

A segunda-feira será de sol com variação de nuvens e pancadas de chuva, em toda a região.

Nordeste

No nordeste do Ceará e norte do Rio Grande do Norte, o sol surge com variação de nuvens, nesta segunda. Nas demais áreas da região, a previsão também é de sol com variação de nuvens, e há uma pequena chance de pancadas de chuva.