Eclipse lunar total vai poder ser observado em Mato Grosso

15/12/2010 10:16

Na madrugada da próxima terça-feira, dia 21 de dezembro, um eclipse lunar total estará visivel em Mato Grosso. Deste vez os mato-grossense poderão observar o fenômeno astronômico a olho nu. O eclipse penumbral deve começar às 2h29, e a fase parcial que é quando o eclipse torna-se visível, deve ter início às 3h33. O eclipse lunar total deve começar às 4h41 em Cuiabá, com término às 5h53.

 O último eclipse lunal visível a olho nu no estado, ocorreu em 2008. Os próximos eclipses lunares que poderão ser vistos em Mato Grosso, devem ocorrer 15 de junho de 2011, em 15 de abril de 2014 e nos dias 27 e 28 de setembro de 2015.

 
Tipos de eclipse
Os eclipses lunares são classificados de acordo com a parte da Lua que é obscurecida pela sombra da Terra, e por qual parte da sombra da Terra ela está sendo obscurecida.
A sombra projetada pela Terra possui duas partes, que são chamadas de umbra e penumbra. A umbra é uma região em que não há iluminação direta do Sol e a penumbra é uma região em que apenas parte da iluminação é bloqueada.
Os eclipses penumbrais ocorrem quando a Lua entra na região de penumbra, o que na prática resulta em uma variação do brilho da Lua que dificilmente é notada. Se a Lua entra inteiramente na região de penumbra ocorre o raro eclipse penumbral total. Quando a Lua entra na região da umbra, podem ocorrer os eclipses lunares parcial e total. O eclipse parcial é quando apenas parte da Lua é obscurecida pela sombra da Terra. O total acontece quando toda a face visível da Lua é obscurecida pela umbra.
Um último tipo de eclipse lunar raro é denominado eclipse horizontal. Ele ocorre quando o Sol e a Lua, em eclipse, estão visíveis ao mesmo tempo. Este tipo de eclipse só é visível quando o eclipse lunar ocorre perto do poente ou antes do nascente.