Aecim Tocantins visita Palácio Paiaguás e convida governador para lançamento de livro

16/12/2010 15:45

O professor Aecim Tocantins fez uma visita ao governador Silval Barbosa e ao secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, na manhã desta quinta-feira (16.12), no Palácio Paiaguás, e na oportunidade entregou o convite para o lançamento do livro ‘Professora Alina: uma educação além do seu tempo’. A publicação registra a comemoração do centenário da Escola Modelo Barão de Melgaço e os 121 anos de nascimento da professora Alina do Nascimento Tocantins, madrasta de Aecim Tocantins. Ele divide a autoria do livro com outros dois grandes nomes: Ivan Echeverria e Nilza Queiroz Freire.
Alina, como definiu Aecim Tocantins, foi uma grande educadora que antecipou sua época. Nas décadas de 30 e 40 fazia solenidades lítero-musicais onde lecionava, trazendo elementos culturais de outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, para Cuiabá, como forma de inovar e trazer as novidades para os alunos. “Realmente uma mulher à frente do seu tempo”.

O livro traz a história de Barão de Melgaço e de Alina Tocantins, acerca de todo o trabalho cívico que ela fazia para a comunidade escolar. “Não havia uma data cívica que passasse em branco. O civismo era muito forte e presente em Alina”, disse Ivan Echeverria ao falar da importância do reconhecimento dado às pessoas homenageadas ainda em vida.

Como exemplo, Ivan citou o reconhecimento do Governo do Estado em homenagear a educadora com seu nome em uma Escola Estadual ainda em vida. “Esse é o reconhecimento maior a uma pessoa que se preocupou com questões cívicas e bem estar dos alunos”, concluiu Aecim Tocantins.

O lançamento do livro será no dia 21 de dezembro, às 19h30, na Casa Barão de Melgaço, localizada na Rua Barão de Melgaço, nº 3.869, Centro, em Cuiabá.

Tags:
Política