Cenários do Fantástico Mundo do Natal resgatam época do nascimento de Jesus

16/12/2010 12:40

A 8ª edição do ‘Fantástico Mundo do Natal’ nos reporta ao período de nascimento do menino Jesus e mescla a figura do Papai Noel com animais e mensagens de amor ao próximo e até mesmo da importância da preservação do meio ambiente. No total, o evento, organizado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT), conta com seis cenários, dois presépios, dois grandes Iglus e seis ambientes infláveis, teatro itinerante, pinguins cantores, muitos animais, luzes e uma ‘cascata’ de neve.

Na noite de quarta-feira (15.12), ocorreu a abertura do Fantástico Mundo do Natal que este ano acontece no Centro de Eventos do Pantanal. Quem for até o local irá se deparar com a Vila Nazaré, onde está o presépio do nascimento de Jesus e ao lado, a representação dos três Reis Magos que levaram presentes e alegria quando Maria deu a luz ao Messias.

Na vila está também a representação da fartura, por meio do cenário do mercado popular da época que Jesus nasceu. Há também uma fonte de água, local onde as pessoas se encontravam e buscavam o líquido essencial para a vida. O cenário da Anunciação retrata o momento em que o Anjo Gabriel revela a Maria que ela carrega em seu ventre o Filho de Deus.

Jesus nasceu no período do Império Romano, um dos maiores reinos da época, que arrecadava muitos impostos e vivia em constantes guerras. O cenário do Cobrador de Impostos é uma simbologia do período. O próximo cenário sai da Vila de Nazaré e inicia a Vila de Noel, com construções infláveis. A primeira delas possui um Papai Noel de verdade e é destinada para fotos com crianças.

A próxima parada é uma capela, que contém em seu interior uma figura do menino Jesus. Depois, os bonecos Pinguins roubam a cena com suas trapalhadas e graciosidade. Mamãe ursa e seus filhotes também enchem os olhos de quem passa pelo cenário dos animais. Logo em seguida, nos deparamos com o primeiro Iglu, uma montanha de gelo que abriga os esquimós. Dentro dele há mais bonecos, árvores e luzes natalinas.

A chuva de neve é a próxima atração, que vem acompanhada do show dos pinguins cantores, com músicas regionais e natalinas em seu repertório. Mamãe e Papai Noel estão tranquilos em suas cadeiras de balanço no próximo cenário. Rodeados de animais, os bonecos levam mensagens para as crianças. 

 
No centro do evento está o trenó do Papai Noel, um local todo feito em madeira, com bancos para sentar e usufruir de toda a beleza do Fantástico Mundo do Natal. As peripécias dos gnomos que fazem os brinquedos junto com Papai Noel podem ser apreciadas no cenário da Fábrica de Brinquedos. Muitas crianças se encantaram com o local no primeiro dia do evento, como a pequena Mariana Silva dos Reis, 09 anos. “Está tudo muito bonito”, disse a menina.

Na Casa do Papai Noel, os cenários celebram a família e o amor que o Natal desperta em nós. Os bonecos do casal Noel falam ainda para os visitantes sobre o meio ambiente, o uso racional dos recursos naturais e os valores do período natalino.

Além dos cenários, cores e luzes, o público ainda pode se deparar com os soldados romanos, o Rei Herodes, Maria e José, entre outros personagens do Teatro Itinerante que apresenta o Auto de Natal. Os atores do espetáculo fazem parte do Grupo Uriel de Várzea Grande e a encenação acontece diariamente com a interatividade das pessoas.

Para a feira de artesanato foram montadas várias tendas, decoradas ao estilo romano na parte exterior. Por dentro, todo o ambiente de exposição e venda das peças é refrigerado e organizado de forma a facilitar o atendimento das pessoas. Peças em crochê, bolsas, bijuterias, lenços, móveis de pneu reciclado e vários outros itens da cultura regional compõem o espaço.

Já na Praça de alimentação são vendidos pratos típicos, pastéis, salgados, strognoff, entre outras guloseimas. No local houve uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Mato Grosso no primeiro dia do evento. A secretária da Setecs-MT e primeira dama do Estado, Roseli Barbosa, prestigiou a apresentação e as festividades do Fantástico Mundo do Natal.

“Todas as luzes, cores e magia da oitava edição deste evento foram feitas para homenagear a população Mato-grossense. O Governo do Estado organizou também atrações musicais e teatrais que serão exibidas ao longo destes oito dias de festa. No domingo (19.12) terá a chegada do Papai Noel no Centro de Eventos do Pantanal e também o Mega Show de Natal, na Praça das Bandeiras. Convido todos para prestigiarem as ações que nós preparamos para as famílias do Estado”, enfatizou a secretária.