Silval Barbosa entrega dois helicópteros e seis bases comunitárias móveis que vão reforçar a Segurança Pública de MT

17/12/2010 16:09

O Sistema de Segurança de Mato Grosso conta agora com mais duas aeronaves e seis bases comunitárias móveis que vão reforçar o trabalho desenvolvido pelo governo do Estado. O governador Silval Barbosa, ao lado do secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, entregou nesta sexta-feira (17.12), em solenidade realizada na Praça da Bandeira, Centro Político Administrativo (CPA), dois helicópteros modelo Esquilo AS 350 Plus ao Ciopaer, e seis vans adaptadas nas quais serão instaladas as base comunitárias móveis, distribuídas entre Cuiabá e municípios do interior. “Estou muito feliz em estar aqui, podendo entregar estas estruturas para o Sistema de Segurança de Mato Grosso. Dois helicópteros e seis bases comunitárias móveis, veículos esses, que vão ajudar aproximar a polícia da comunidade”, declarou o governador Silval Barbosa.

 Trinta personalidades civis e militares receberam medalhas Mérito da Segurança Pública em reconhecimento ao trabalho de forma significativa para ações da segurança pública, que foram entregues pelo governador Silval Barbosa e o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado.

“Esses investimentos representam mais tranqüilidade para a sociedade; uma estrutura maio para que a nossa Segurança Pública possa atuar mais firmemente contra o crime organizado”, disse Silval Barbosa. Junto com esses investimentos o governador lembrou da decisão de implantar o sistema de inteligência no interior do estado. “Precisamos trabalhar fortemente para que a polícia possa chegar antes do crime organizado”. O governador lembrou que determinou que uma das aeronaves será para atender a área de fronteira, no combate ao tráfico de entorpecentes.

O secretário Diógenes Curado disse que com recebimento das duas aeronaves o estado está triplicando a frota de aeronaves, que passa contar com três aeronaves próprias e uma locada. Curado diz que a importância desses equipamentos é muito grande, por conta de seu deslocamento muito rápido, podendo atender as ações na região de fronteira, no apoio ao Gefron e as instituições no combate ao tráfico. Segundo Curado, as aeronaves também poderão ser muito usadas no combate aos crimes ambientais e nos assaltos à banco. As aeronaves estão dentro do projeto de segurança da Copa do Mundo de 2014.

Segundo o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), tenente-coronel PM Heverton Mourett de Oliveira, essas máquinas vão somar ao sistema de segurança no enfretamento à violência. “O Ciopaer, com essas máquinas, vão descentralizar a suas ações no território mato-grossense; embora o nosso principal foco, com certeza, é a área de fronteira, trabalhando com todos organismos de combate ao tráfico, particularmente com o Gefron”.

O governador Silval Barbosa em sua fala fez questão de manifestar o seu agradecimento a todos as corporações do Sistema de Segurança do Estado, como também aos órgãos que atuaram de forma decisiva no combate ao tráfico de drogas e citou o Ministério Público, o Exército Brasileiro, a Polícia Federal, Judiciário e, enfim, a população mato-grossense que apoiou o trabalho desenvolvido pela polícia, principalmente, no estouro das bocas de fumo.

O governador também anunciou que já determinou aos secretários de Justiça e Segurança Pública e ao chefe da Casa Civil a criação do Disque Denuncia veiculado diretamente ao gabinete do governador. “Estamos em ritmo acelerado, encerrando este mandato e começando um novo. Estamos renovando nossos compromissos com a sociedade mato-grossense. Vamos trabalhar firmente esses quatro anos para cumprir tudo aquilo falamos e superar o nosso plano de governo”.

MEDALHA MÉRITO

O governador ao entregar as medalhas Mérito da Segurança Pública disse que “não só as pessoas, mas também as instituições que elas representam devem se sentir homenageadas”. Receberam a medalha 30 personalidades civis e militares. Estiveram presentes no ato autoridades diversas do legislativo, Tribunal de Contas e Ministério Público.

Tags:
Política