Verão começa oficialmente na noite desta terça-feira às 20h38min

21/12/2010 12:06

A estação mais quente do ano dá as caras nesta noite, exatamente às 20h38 – horário local. Tempo de sombra e água fresca aos que vão à praia. Ou de apelar para ar-condicionado, ventilador, piscina ou banho de rio, aos que ficam na cidade. Tempo de férias e festas e que requer muitos cuidados.

A meteorologia indica que neste verão deve chover em torno da normal climatológica em grande parte das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, porém com grande irregularidade na distribuição espacial e temporal das chuvas.  Já para o centro-norte da Região Norte a previsão é de chuvas na categoria acima da normal climatológica, enquanto na Região Sul deve ser abaixo da normal. O atual fenômeno La Niña persiste no primeiro trimestre de 2011.

A previsão climática para o próximo trimestre elaborada pelos meteorologistas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e centros estaduais, contou ainda com a participação de centros meteorológicos do Uruguai, Argentina e Paraguai.

As temperaturas continuam sendo previstas entre as categorias normal a acima da normal climatológica na maior parte do Brasil, com maior probabilidade de valores próximos à normal climatológica no norte da Região Norte e na Região Sul.

O início do período mais chuvoso sobre o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil foi marcado pela formação de regiões de convergência de umidade que favoreceram a ocorrência de precipitações intensas, em alguns casos acompanhadas por raios e queda de granizo, especialmente no interior de São Paulo e Minas Gerais.