Menino de 4 anos passa por cirurgia para transplante de 5 órgãos

Um menino espanhol de quatro anos passou com sucesso por uma cirurgia para transplante de fígado, estômago, duodeno, intestino delgado e pâncreas, no Hospital Universitário La Paz, de Madri. As declarações sobre a situação do menino foram dadas pelo médico Manuel López Santamaría, e Santiago Yus, coordenador de transplantes do hospital, que estavam acompanhados por Javier …

02/01/2011 12:02



Um menino espanhol de quatro anos passou com sucesso por uma cirurgia para transplante de fígado, estômago, duodeno, intestino delgado e pâncreas, no Hospital Universitário La Paz, de Madri.

As declarações sobre a situação do menino foram dadas pelo médico Manuel López Santamaría, e Santiago Yus, coordenador de transplantes do hospital, que estavam acompanhados por Javier Uriarte, pai do menino, para quem o resultado do processo cirúrgico foi um “milagre”.

A cirurgia começou na noite do último dia 28, depois que encontraram um doador com características similares às do paciente.

Cerca de seis horas mais tarde, a equipe médica concluiu a cirurgia de transplante dos órgãos que conseguiu salvar a vida da criança.

Em 29 de novembro, o menino havia sido operado para a retirada de um tumor no abdômen.

Segundo Santamaría, o tumor distorceu suas estruturas internas e isso ocasionou uma lesão de duas artérias vitais.

A recuperação do menino está sendo boa, mas ele terá que ficar em observação por algumas semanas para os médicos observarem como seu quadro evolui.