Audiência entre Sintep/MT e Seduc/MT encaminha cronograma de convocações

08/01/2011 09:52

Até o final do ano, todos os profissionais da educação aprovados no concurso público serão convocados e, nos próximos dias, mais 169 pessoas serão chamadas. Estes foram os principais encaminhamentos tirados do encontro entre a Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso, Rosa Neide Sandes de Almeida, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira. A audiência foi realizada na tarde do dia 7, na sede da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT).

“Trouxemos cerca de 200 reclamações que recebemos por e-mail de trabalhadores insatisfeitos e sem a orientação necessária e achamos salutar a realização deste encontro”, ressaltou o sindicalista. De acordo com ele, a intervenção do Sindicato leva em consideração todos os transtornos ocorridos em 2009. “Quando saíram os nomes dos aprovados faltavam poucos dias para o período eleitoral. Aí, fomos vítimas do acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), que proibiu a reposição de funcionários que se aposentaram ou licenciaram por motivos de saúde”.

Por isso, o Sintep/MT levou para a mesa de negociação a intenção de um cronograma de convocações o que, com transparência, dá tranquilidade a todos os aprovados. “Isto porque, em muitos municípios, nenhum trabalhador foi convocado até agora, mesmo sendo verificada a existência de vagas, o que causa grande apreensão a toda a comunidade escolar”, completou Gilmar Soares Ferreira. “A partir de agora, vamos intensificar a construção de um processo tranquilo, com a realização de audiências quinzenais da comissão de concursos, formada por técnicos da Seduc/MT e do Sintep/MT”, projetou Rosa Neide. Para ela, a audiência é importante para a correção de eventuais distorções. “É papel do Sindicato apontar problemas que, em alguns casos, não chegam até nós. Assim podemos realizar os ajustes necessários”, complementou.

A vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza, destacou outra mudança divulgada na audiência. “Os diretores das escolas é que vão, após a definição da atribuição, indicar quantas vagas ainda possuem e indicar para a Secretaria. Este e todos os outros esclarecimentos foram importantes para que possamos ter, neste ano, um processo de aprendizagem sem prejuízos para trabalhadores e alunos”, finalizou.

Tags: