Pesquisa aponta que 30% das fontes de água no Brasil têm má qualidade

08/01/2011 18:52

Um levantamento produzido pela entidade de defesa da preservação ambiental SOS Mata Atlântica aponta que alguns pontos de abastecimento de água potável podem ter algum tipo de problema. De acordo com a pesquisa, 30% das fontes de água do Brasil não têm boa qualidade: 70% do material coletado em rios, córregos, lagos e similares  foi avaliada como “regular”, 25%, como “ruim” e 5%, como “péssima”.

A SOS Mata Atlântica realizou a sondagem ao longo do ano passado. A constatação feita pela entidade é de que a falta de saneamento básico é o principal fator para o resultado. Os testes apontaram presença de de coliformes fecais, larvas, vermes e baixa quantidade de lixo na água.

A situação é considerada grave no Rio Verruga (Vitória da Conquista, Bahia) e no Lago da Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro). “A poluição está muito mais vinculada à emissão de efluentes domésticos que industriais, ultimamente”, explicou o géografo Vinícius Madazio, segundo a “Agência Brasil”. O Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Águas não quiseram comentar o assunto.

Tags: