Marta é eleita a melhor do mundo pela quinta vez

10/01/2011 17:33

A escolha da melhor jogadora de futebol feminino do mundo não teve surpresa. Pelo quinto ano consecutivo, a Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) elegeu nesta segunda-feira, em cerimônia realizada na cidade de Zurique (Suíça), a brasileira Marta como a principal atleta da categoria no ano de 2010 – a meia do Santos superou as alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj para erguer o troféu da qual é dona desde o ano de 2006.

Durante a temporada de 2010, Marta brilhou nos Estados Unidos ao defender o FC Gold Pride. Com a camisa do time californiano, a brasileira assinalou 19 gols e foi a principal atleta na conquista do campeonato profissional de futebol feminino. O desempenho fez a meia atacante ser eleita a MVP (Jogadora Mais Valiosa, em inglês) da competição e a artilheira do torneio.

A escolha da brasileira nesta segunda-feira apenas refletiu a hegemonia da atleta do Santos na temporada. Marta recebeu 38,20% dos votos, mais que o dobro da segunda colocada, a atacante alemã Birgit Prinz, que terminou com 15,18%. A terceira classificada, Fatmire Bajramaj, foi lembrada por 9,96% dos eleitores.

Ao receber o prêmio, Marta não escondeu a emoção e teve a mesma atitude das outras quatro vezes em que subiu para receber a honraria de melhor do mundo: chorou.

“Não seria como as outras vezes se não chorasse. Então estou aqui, chorando de novo. Foi um ano muito especial para mim, pois consegui vários êxitos pelas minhas equipes. Além disso fui agraciada como embaixadora da ONU. Tudo muito especial para mim”, discursou a pentacampeã na eleição da Fifa.

Tags:
Esportes