Polícia apreende bananas recheadas de cocaína na Espanha

13/01/2011 16:52

A polícia espanhola apreendeu 162 quilos de cocaína escondidos dentro de bananas importadas da América do Sul. A droga estava sendo transportada camuflada dentro de bananas de plástico, misturadas com frutas reais.

Segundo a polícia, o carregamento de 20 toneladas de banana d’água utilizou um sistema químico inédito.

Os investigadores afirmaram que o processo era tão sofisticado que o suposto chefe da quadrilha esteve pessoalmente na selva amazônica colombiana para preparar o envío.

“As bananas falsificadas estavam cobertas com cascas de verdade, o que fazia a descoberta ser quase impossível”, disse a polícia nacional da Espanha por meio de uma nota oficial.

“Só foram encontradas porque a quadrilha estava sendo investigada havia oito meses e esperávamos este envio.”

Segundo a polícia, os traficantes espalharam a droga em dez contêineres para driblar a fiscalização das autoridades alfandegárias.

O carregamento foi apreendido no porto de Algeciras, no sul da Espanha. O envio, feito em Guaiaquil, no Equador, era para um empresário madrilenho, registrado como importador de frutas e verduras sul-americanas.

Nenhuma das caixas com bananas d’água verdes verdadeiras e falsificadas parecia ter marcação visível que identificasse quais continham droga.

Os policiais explicaram que o sistema era “inédito e altamente sofisticado”, pelo processo químico de camuflagem da cocaína e pela forma com que a droga estava espalhada em 20 toneladas de carga.

Quatro pessoas foram presas, entre elas o acusado de ser chefe da quadrilha.

Tags: