Analgésicos com paracetamol podem causar danos ao fígado

14/01/2011 15:12

A agência americana para o controle de medicamentos (Food Drugs Administration) informou  que os remédios que contêm paracetamol (acetaminofeno), a substância ativa de muitos analgésicos como o Tylenol, devem advertir os consumidores sobre possíveis danos ao fígado.

A FDA pediu aos fabricantes que incorporem a advertência em seus rótulos e que limitem a dose de um comprimido a 325 miligramas, para reduzir os riscos para o órgão.

As mudanças não se aplicam aos medicamentos sem receita médica, mas a analgésicos combinados de prescrição médica como Percocet, Vicodin e Tylenol com codeína, explica Sandra Kweder, vice-diretora do gabinete de novos medicamentos da FDA.

– As overdoses de produtos combinados de prescrição médica que contêm acetaminofeno são responsáveis por quase a metade de todos os casos de dano ao fígado vinculado ao acetaminofeno nos Estados Unidos, muitos dos quais resultam em transplante de fígado ou morte.

A agência também advertiu sobre o perigo de ingerir álcool combinado com acetaminofeno, que já se sabe há muito tempo que afeta o fígado.

Tags: