Defesa civil de MT orienta população em casos de enchente

17/01/2011 18:37

Com objetivo de minimizar os transtornos causados pelas enchentes, enxurradas e alagamentos que nesta época do ano, que são constantes em Mato Grosso devido ao grande volume de chuvas, a Defesa Civil do Estado lançou uma campanha publicitária que leva informação à população de como proceder antes, durante e depois dessas ocorrências.

“Às vezes o que a população precisa é também de informação para saber como agir na iminência de uma enchente ou enxurrada. Assim, automaticamente as pessoas podem minimizar os efeitos prejudiciais dessas ocorrências tomando algumas medidas importantes como: identificar pontos altos para que possam se refugiar, ter pronto um estojo de emergência que contenha lanterna, pilhas, medicamentos essenciais e agasalhos, ter sempre em reserva água potável, e em casos de rápida evacuação do local, levar apenas objetos necessários e importantes”, explicou o coordenador de Prevenção e Resposta e Desastres da Defesa Civil do Estado, major BM Elton Guilherme Crisóstomo.

O coordenador esclareceu que essas medidas são preventivas e de autoproteção, ou seja, durante e depois da ocorrência da enchente alguns procedimentos também devem ser tomados para garantir a segurança das famílias atingidas.

NA IMINÊNCIA DE UMA ENCHENTE
– Adicione em sacos plásticos os documentos pessoais mais importantes
– Transfira os alimentos e objetos de valor para pontos mais altos da casa – Solte os animais de estimação
– Feche e coloque em local seguro embalagens de produtos poluentes e tóxicos
– Coloque um anteparo à entrada da casa
– Retire do quintal objetos que possam ser arrastados pelas águas e entupir os sistemas de escoamento

O QUE FAZER DURANTE A ENCHENTE
– Procure dar apoio a quem necessita como crianças, idosos e deficientes
– Desligue a água, gás e eletricidade
– Beba apenas água mineral
– Não coma alimentos que estiveram em contato com a água da enchente
– Não entre na correnteza, se tiver que andar através dela use materiais de apoio como bengalas ou um cajado
– Não utilize o carro numa zona de inundação. Para pedir socorro utilize um pano ou uma lanterna a pilha
– Não ocupe as linhas telefônicas, só em caso de emergência.

Segundo o coordenador de Prevenção e Resposta e Desastres da Defesa Civil do Estado, essas são algumas medidas que podem contribuir com a equipe de socorro e mais que isso, garantir a sobrevivência das famílias atingidas pela enchente. “Sabemos o quão difícil é manter-se calmo numa situação de emergência, mas, é fundamental que as pessoas tentem manter a serenidade para que cada procedimento desses tenha sucesso e o resgate possa ser efetuado em segurança”, finalizou o major BM Elton Guilherme Crisóstomo.

Tags: