Especialistas afirmam que cantar facilita aprendizado escolar

Pesquisas comprovam que cantar nas escolas aumenta desempenho dos alunos. Não importa se desafinado ou não, quem canta também fica menos doente, garantem especialistas. No jardim de infância franco-alemão da cidade de Wuppertal, cantar faz parte do dia-a-dia das crianças, assim como brincar, pintar ou fazer um lanche. Alguns rituais na escolinha são repetidos a …

23/01/2011 09:02



Pesquisas comprovam que cantar nas escolas aumenta desempenho dos alunos. Não importa se desafinado ou não, quem canta também fica menos doente, garantem especialistas.

No jardim de infância franco-alemão da cidade de Wuppertal, cantar faz parte do dia-a-dia das crianças, assim como brincar, pintar ou fazer um lanche. Alguns rituais na escolinha são repetidos a cada dia, sempre com acompanhamento musical. “Cantamos em francês. Assim as crianças aprendem o idioma brincando e adquirem um feeling para a pronúncia correta”, conta a educadora Françoise Ruel.

Mas acima de tudo elas têm prazer em cantar, já que esta é uma atividade aliada ao movimento e ao lúdico, acentua a francesa. Junto com outra educadora, também proveniente da França, Ruel é responsável, no jardim de infância, pelo ensinamento do idioma estrangeiro. Com as outras quatro educadoras da instituição, os pequenos falam e cantam em alemão.