Droga contra câncer de mama pode servir para tratar pulmão, diz estudo

24/01/2011 23:03

Uma pesquisa feita na Suíça diz que medicamentos usados no tratamento do câncer de mama também podem ser úteis para tratar o câncer de pulmão. O estudo, publicado na revista especializada norte-americana “The Cancer Journal”, mostrou que remédios que reduzem os níveis de estrogênio, hormônio sexual feminino, reduziam o número de mortes por câncer de pulmão.

Os autores dizem que a pesquisa, se for comprovada por mais estudos, pode ter implicações importantes no tratamento dos pacientes. O Centro de Pesquisa Britânico sobre o Câncer alertou para o fato de que, antes de que seja possível tirar conclusões, é preciso fazer testes clínicos em larga escala.

Hormônio
Por muito tempo, hormônios têm sido associados a algumas formas de câncer. Mas a ideia para a pesquisa surgiu dos resultados de estudos anteriores, que mostram que o aumento dos níveis de estrogênio, por causa da terapia de reposição hormonal em mulheres, aumenta o risco de câncer de pulmão.

Os pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, se perguntaram se reduzir a quantidade deste hormônio no corpo produziria o efeito oposto. Eles fizeram experiências com o remédio Tamoxifen, que é usado no tratamento do câncer de mama há mais de 40 anos e anula o estrogênio no corpo.

Medicamento contra colesterol seria eficaz contra câncer de próstataPrevenção
Para a pesquisa, os médicos analisaram os dados de mais de 6 mil mulheres diagnosticadas com câncer de mama entre 1980 e 2003. Cerca de metade delas foi tratada com antiestrogênicos.

Não houve diferenças significativas no número de mulheres que desenvolveu câncer de pulmão, mas o grupo das que tomavam antiestrogênicos tiveram um número menor de mortes.

A médica Elisabetta Rapiti, que comandou o estudo no Arquivo de Câncer de Genebra, disse que os resultados “sustentam a hipótese de que há influência hormonal no câncer de pulmão. Isso foi sugerido pela presença de receptores de estrogênio e progesterona em uma proporção substancial de cânceres deste tipo”.

“Se novos estudos confirmarem nossos resultados e comprovarem que agentes antiestrogênicos combatem o desenvolvimento do câncer de pulmão, isso pode ter implicações substanciais para a prática clínica”, disse.

Câncer de pulmão é o segundo câncer mais comum na Grã-Bretanha e está fortemente ligado ao fumo.

Tags: