Secretário de Ciência e tecnologia participa do “Show Safra 2011”

Um dos maiores encontros de agronegócio de Lucas do Rio Verde e região, o “Show Safra 2011” que aconteceu na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde em seu segundo dia de evento contou com a participação ilustre do secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Eliene Lima, que veio a Lucas representado …

24/01/2011 15:16



Um dos maiores encontros de agronegócio de Lucas do Rio Verde e região, o “Show Safra 2011” que aconteceu na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde em seu segundo dia de evento contou com a participação ilustre do secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Eliene Lima, que veio a Lucas representado o governador Silval Barbosa e esteve na entidade a convite do deputado federal Neri Geller e do prefeito Marino Franz, para se integrar mais aos assuntos de agronegócio.

O secretário destacou a importância da região Norte no agronegócio do Estado. “Realmente eu saio de Lucas do Rio verde com muito mais informações, mais convicto de que vale a pena a nossa Secretaria, a nossa posição como parlamentar e a atenção que o governador Silval Barbosa tem pela região, porque, essa região da o retorno que a sociedade espera”.

Eliene falou ainda do trabalho desenvolvido pela Fundação Rio Verde. “Ao chegar aqui na Fundação Rio Verde nós percebemos a grandiosidade do seu desenvolvimento, das suas pesquisas, da dedicação de toda equipe e dos pesquisadores, que servem devem de exemplo não só para o Mato Grosso, mas, para o Brasil todo. Os dados mostram a importância do Estado no setor do agronegócio, a produção da soja, do milho, os arranjos produtivos que eles ensaiam na Fundação, servem de modelo para a continuidade do desenvolvimento e a produção nacional que tem aqui no Mato Grosso a sua grande alavanca”.

O principal objetivo do evento foi apresentar as novas tecnologias para as culturas da soja e do milho na safra 2010/11, bem como, focar a integração lavoura/pecuária, em especial a formação de culturas consorciadas e metodológicas de implantação de cultivos consorciados para a cobertura de solo visando o plantio direto. Para Eliene, sua Secretaria pode ajudar o setor do agronegócio e da pecuária do Estado, cooperando nas melhorias da ciência e tecnologia, buscando parcerias com o Ministério de Ciência e Tecnologia para investimentos no setor. “Hoje o Ministério de Ciência e Tecnologia está em tudo, mesmo na transformação das pequenas produções com pouco resultado, através de pesquisas fazemos os arranjos produtivos locais e potencializamos esses modelos existentes aqui na Fundação, buscando investimentos para que esses modelos sirvam para Mato Grosso e para o Brasil. Então, eu saio aqui de Lucas muito mais informado, muito mais bem inteirado, muito mais comprometido a ir ao governador Silvar Barbosa e o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, juntamente com o deputado Neri Geller, para mostrar a eles que aqui vale a pena investir, que os 8 milhões de hectares que temos no Mato Grosso, se tivermos recursos podemos transformá-los em muito mais produção, sem prejudicar a pecuária”, finalizou.