Cientistas querem descobrir quanto pesa 1 kg

26/01/2011 08:43

Quanto pesa um quilo? A pergunta parece tola, mas alguns cientistas continuam buscando a resposta sem perder a esperança de chegar a um valor constante para o quilograma, independente de qualquer objeto físico. Desde 1889, o quilograma (kg) está baseado em um cilindro composto por 90% de platina e 10% de irídio, fabricado em Londres em 1879 e conservado sob uma redoma de vidro no Escritório de Pesos e Medidas de Sèvres, nas proximidades de Paris.

As medições feitas há mais de 100 anos mostram que o kg ”perdeu peso”. A massa mudou o equivalente a um grão de areia de 0,4 mm de diâmetro. A mudança foi o suficiente para que os cientistas de todo o mundo estudassem uma definição que passe do objeto físico, como foi feito com o metro, definido agora pela velocidade da luz.

O objetivo é redefinir todas as unidades básicas – massa, distância, tempo, etc – com valores estáveis e universais. Para o quilograma, os cientistas sugerem o uso da constante de Planck, um valor que tem o nome da física quântica, Max Planck. Complexa para um leigo, a constante de Planck se define com uma fórmula chamada h. Resta por definir a relação entre o quilo de toda a vida e a constante de Planck. Para isto, várias experiências estão sendo feitas em todo o mundo. Os cientistas utilizam balanças de watt, um aparelho que permite converter a potência mecânica em potência elétrica e vice-versa.

“Nossos experimentos avançam, mas é muito cedo para colocar em prática a nova definição do quilograma”, destacou Michael Stock, da Royal Society de Londres. “Um dos problemas é que vamos precisar de mais balanças de watt do que as que temos para medir de maneira confiável o quilograma quando for aplicada a nova definição”, explica. Para Stock a mudança tem chance razoável de ser aprovada na próxima conferência de pesos e medidas prevista para Paris em 2015.

Tags: